O ENEM COMO FERRAMENTA (RE)FORMULADORA DO CURRÍCULO ESCOLAR E DA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v8i02.1091Palavras-chave:
ENEM, CTS, Ensino de Ciências e BiologiaResumo
O presente trabalho é resultado de uma revisão bibliográfica que teve como objetivo analisar possíveis reflexos do ENEM no currículo escolar e nas atividades desenvolvidas pelos professores em sala de aula, com foco no ensino-aprendizagem de microbiologia, considerando a abordagem CTS. A pesquisa documental foi realizada com base em artigos científicos e em documentos oficiais que norteiam a organização da educação no Brasil. Discutiram-se a importância da contextualização e da interdisciplinaridade e a influência das questões atuais do exame sobre as mudanças que vêm acontecendo nas escolas e no ensino-aprendizagem, com ênfase em Ciências da Natureza. Observam-se propostas de ensino alternativas nas diversas regiões do país na tentativa de superar as práticas tradicionais ainda presentes em todos os níveis de ensino. Sugere-se, portanto, que o ENEM tem contribuído para as mudanças nos currículos escolares e no processo de ensino-aprendizagem.