DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À PRODUÇÃO LITERÁRIA
O CONTEXTO DA HORTA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v8i02.1089Palavras-chave:
Sequências didáticas, Literatura infantil, Enfoque CTSResumo
Este artigo descreve o processo de construção dos produtos educacionais de uma pesquisa desenvolvida nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa objetivou investigar como as abordagens temáticas no contexto da horta escolar contribuem das discussões sociocientíficas à produção literária. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter interpretativo e de natureza aplicada. Os dados foram coletados por meio da observação e foram realizadas anotações em diário de campo, gravações em áudio, registros fotográficos, registros escritos e por desenhos realizados pelas crianças que possibilitaram o desenvolvimento de um livro de sequências didáticas e um livro de literatura infantil. Os resultados revelam as contribuições que situações de ensino elaboradas em contexto, e materializadas no primeiro produto educacional da pesquisa, favoreceram a construção de narrativas que constituem o enredo de um livro infantil com enfoque CTS.