DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À PRODUÇÃO LITERÁRIA

O CONTEXTO DA HORTA ESCOLAR

Autores

  • Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jorge Cardoso Messeder Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v8i02.1089

Palavras-chave:

Sequências didáticas, Literatura infantil, Enfoque CTS

Resumo

Este artigo descreve o processo de construção dos produtos educacionais de uma pesquisa desenvolvida nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa objetivou investigar como as abordagens temáticas no contexto da horta escolar contribuem das discussões sociocientíficas à produção literária. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter interpretativo e de natureza aplicada. Os dados foram coletados por meio da observação e foram realizadas anotações em diário de campo, gravações em áudio, registros fotográficos, registros escritos e por desenhos realizados pelas crianças que possibilitaram o desenvolvimento de um livro de sequências didáticas e um livro de literatura infantil. Os resultados revelam as contribuições que situações de ensino elaboradas em contexto, e materializadas no primeiro produto educacional da pesquisa, favoreceram a construção de narrativas que constituem o enredo de um livro infantil com enfoque CTS.

Downloads

Publicado

2021-03-03

Como Citar

dos Santos Oliveira, D. A. A., & Cardoso Messeder, J. (2021). DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À PRODUÇÃO LITERÁRIA: O CONTEXTO DA HORTA ESCOLAR. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 8(02). https://doi.org/10.36524/dect.v8i02.1089

Edição

Seção

Artigos