CONSTRUINDO APLICATIVOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO APP INVENTOR
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v8i02.1087Palavras-chave:
App inventor, Aplicativos para celular, Ensino de Matemática, Tecnologias EducacionaisResumo
As tecnologias móveis podem ser exploradas em sala de aula através de diferentes abordagens. A utilização de aplicativos para celulares pode ser uma estratégia para utilização dessas tecnologias. O software App Inventor permite a criação de aplicativos personalizados, possibilitando que diferentes usuários programem sem a necessidade de formação em programação. Apresentar algumas possibilidades de utilização do mesmo nas aulas de matemática é o intuito deste trabalho, que traz duas experiências desenvolvidas em um colégio da rede privada de ensino de Curitiba: programação e utilização de aplicativos voltados aos conteúdos de Sequências Numéricas e Progressão Aritmética. Utilizamos uma metodologia qualitativa e, apresentamos como ocorreu a programação dos aplicativos, a utilização dos mesmos em sala de aula, suas contribuições e o feedback apresentado pelos alunos. Percebemos a facilidade que os professores tiveram ao programar a partir do software App Inventor com o intuito de trabalhar conteúdos matemáticos de forma mais atrativa para alunos, que demonstraram bastante interesse em trabalhar com a proposta apresentada.