CONSTRUINDO APLICATIVOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO APP INVENTOR

Autores

  • Ana Paula de Andrade Janz Elias Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Flavia Sucheck Mateus da Rocha Universidade Federal do Paraná
  • Marcelo Souza Motta Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marco Aurélio Kalinke Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v8i02.1087

Palavras-chave:

App inventor, Aplicativos para celular, Ensino de Matemática, Tecnologias Educacionais

Resumo

As tecnologias móveis podem ser exploradas em sala de aula através de diferentes abordagens. A utilização de aplicativos para celulares pode ser uma estratégia para utilização dessas tecnologias. O software App Inventor permite a criação de aplicativos personalizados, possibilitando que diferentes usuários programem sem a necessidade de formação em programação. Apresentar algumas possibilidades de utilização do mesmo nas aulas de matemática é o intuito deste trabalho, que traz duas experiências desenvolvidas em um colégio da rede privada de ensino de Curitiba: programação e utilização de aplicativos voltados aos conteúdos de Sequências Numéricas e Progressão Aritmética. Utilizamos uma metodologia qualitativa e, apresentamos como ocorreu a programação dos aplicativos, a utilização dos mesmos em sala de aula, suas contribuições e o feedback apresentado pelos alunos. Percebemos a facilidade que os professores tiveram ao programar a partir do software App Inventor com o intuito de trabalhar conteúdos matemáticos de forma mais atrativa para alunos, que demonstraram bastante interesse em trabalhar com a proposta apresentada.

Downloads

Publicado

2021-03-03

Como Citar

de Andrade Janz Elias, A. P., Sucheck Mateus da Rocha, F., Souza Motta, M., & Kalinke, M. A. . (2021). CONSTRUINDO APLICATIVOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO APP INVENTOR. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 8(02). https://doi.org/10.36524/dect.v8i02.1087

Edição

Seção

Artigos