INTEGRAR SALA DE AULA E REDE SOCIAL: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PERSPECTIVA GEOMÉTRICA!
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.108Palavras-chave:
Sólidos geométricos, Visualização, Redes sociais, InteraçãoResumo
Este artigo tem por objetivo identificar habilidades do pensamento geométrico de alunos do ensino médio e suas formas de interlocução explicitadas durante o processo de interação na resolução de atividades sobre perspectiva tanto em sala de aula como no ambiente virtual. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado que propôs a utilização pedagógica das redes sociais como um espaço complementar à sala de aula. Selecionamos atividades realizadas em sala de aula e na rede social, que apresentam habilidades do pensamento geométrico construídas por meio da interação de alunos do 3º ano do ensino médio durante sua resolução. Utilizamos como suporte a teoria de Van Hiele, as concepções de Angel Gutiérrez sobre visualização e aos trabalhos de Marcelo Bairral sobre interações em ambientes virtuais. Percebemos que é possível estabelecer uma conexão entre sala de aula e rede social interferindo positivamente na aprendizagem dos alunos. Além do mais, as interações desenvolvidas no ambiente virtual permitem ao professor analisar o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos.