CRIANÇAS, DESENHOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Simone Damm Zogaib Instituto Federal de Sergipe
  • Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.107

Palavras-chave:

Desenho, Concepção de criança, Resolução de problemas matemáticos, Educação infantil

Resumo

Aqui se relata uma pesquisa qualitativa que analisa o registro do pensamento matemático da criança na resolução de problemas por meio de desenhos. Esse estudo aconteceu em uma escola de educação infantil. Os procedimentos metodológicos envolveram observação participante, entrevista, análise documental, gravações de informações em áudio e diários de campo. Crianças de idade entre quatro e seis anos, de um semi-internato em Aracaju-SE, participaram da pesquisa. Ao concluir o estudo, pesquisadores constataram que as crianças conseguiram resolver problemas e representar soluções por meio do desenho. As crianças fizeram isso mesmo sem o domínio da leitura e da escrita, bem como do conhecimento sistematizado das operações matemáticas. Portanto, os pesquisadores observaram que o desenho, além de expressão dos pensamentos e sentimentos infantis, constituiu-se em um instrumento de amplo valor pedagógico para o educador em sua prática diária.

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Publicado

27-09-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CRIANÇAS, DESENHOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(02), 150-170. https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.107