SOLUÇÕES E ESTRATÉGIAS DE ALUNOS EM ATIVIDADES DIDÁTICAS SOBRE ISOMETRIAS ENVOLVENDO O BORDADO EM PONTO CRUZ

Autores

  • Sabrine Costa Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo
  • Sandra Aparecida Fraga da Silva Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.106

Palavras-chave:

Transformações geométricas, Ponto cruz, Ensino de geometria, Ensino de matemática

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar soluções e estratégias de alunos em atividades sobre isometrias envolvendo o bordado em ponto cruz. Em 2013, aplicamos atividades em duas turmas de 8º ano de uma escola estadual de ensino fundamental em Vitória/ES, parceira do Pibid. Examinamos as estratégias de soluções dos alunos e classificamos em classe A, classe B e classe C. As análises das soluções indicaram que, embora os alunos não tivessem estudado os conceitos sobre transformações geométricas anteriormente, eles se apropriaram de conceitos trabalhados de forma intuitiva e as atividades realizadas proporcionaram um aprendizado dinâmico e criativo nas aulas de geometria com a utilização dos bordados em ponto cruz. Os erros cometidos pelos alunos serviram para analisar e refletir sobre dificuldades de aprendizagem do conteúdo de isometrias.

Downloads

Publicado

2019-09-25

Como Citar

Costa Oliveira, S., & Fraga da Silva, S. A. (2019). SOLUÇÕES E ESTRATÉGIAS DE ALUNOS EM ATIVIDADES DIDÁTICAS SOBRE ISOMETRIAS ENVOLVENDO O BORDADO EM PONTO CRUZ. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(02), 135-149. https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.106

Edição

Seção

Artigos