SOLUÇÕES E ESTRATÉGIAS DE ALUNOS EM ATIVIDADES DIDÁTICAS SOBRE ISOMETRIAS ENVOLVENDO O BORDADO EM PONTO CRUZ
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.106Palavras-chave:
Transformações geométricas, Ponto cruz, Ensino de geometria, Ensino de matemáticaResumo
Este trabalho tem por objetivo investigar soluções e estratégias de alunos em atividades sobre isometrias envolvendo o bordado em ponto cruz. Em 2013, aplicamos atividades em duas turmas de 8º ano de uma escola estadual de ensino fundamental em Vitória/ES, parceira do Pibid. Examinamos as estratégias de soluções dos alunos e classificamos em classe A, classe B e classe C. As análises das soluções indicaram que, embora os alunos não tivessem estudado os conceitos sobre transformações geométricas anteriormente, eles se apropriaram de conceitos trabalhados de forma intuitiva e as atividades realizadas proporcionaram um aprendizado dinâmico e criativo nas aulas de geometria com a utilização dos bordados em ponto cruz. Os erros cometidos pelos alunos serviram para analisar e refletir sobre dificuldades de aprendizagem do conteúdo de isometrias.