AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SEUS IMPACTOS NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DO IFES – CAMPUS COLATINA: OLHARES DE ONTEM E DE HOJE
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v8i01.1059Palavras-chave:
Educação, Reforma do ensino, Professores, GlobalizaçãoResumo
A contemporaneidade é marcada por profundas transformações que impactam o ser e o fazer dos indivíduos. Diante desse contexto, este trabalho busca investigar as percepções dos professores sobre as reformas da educação profissional por que passou o Ifes – Campus Colatina. O problema de pesquisa surge da necessidade de identificar o impacto dessas mudanças para os professores no seu cotidiano de trabalho e de que forma essa questão produziu seus pensamentos e suas práticas. Como metodologia adotou-se a abordagem qualitativa, na qual foram analisadas as narrativas dos professores através das quais relatam suas experiências. Os resultados apontam que o pensamento hegemônico atravessa os discursos e as práticas dos professores ao mesmo tempo em que des(constroem) a realidade por meio de incessantes lutas.