A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA

Autores

  • Elder dos Santos Teixeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE
  • Francisco Alan Xavier da Mota Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE
  • Auzuir Ripardo de Alexandria Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE
  • Francisco Regis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v8i01.1056

Palavras-chave:

Robótica educacional, Cinemática, Lego Mindstorms, Tecnologia educacional, Ensino de física

Resumo

A Robótica Educacional (RE), que consiste no uso de robôs tendo em vista da proposição e do suporte ao processo de ensino e aprendizagem, tem assumido papel importante e se apresenta de forma recorrente em pesquisas nos últimos anos. Outrossim, num âmbito particular, a (RE) se apresenta como ferramenta também aplicável para o Ensino de Física, uma vez que nesse tipo de abordagem, os dados são adquiridos pelos próprios alunos, o que torna o estudo relativamente mais próximo dos estudantes. Neste trabalho, desenvolveu-se um conjunto de oficinas de RE para o ensino de Cinemática. Para a realização das oficinas foram utilizados Kits LEGO® MINDSTORMS®. Resultados mostram que dos 50% dos alunos que disseram não gostar de Física, 92,31% afirmaram que se sentiriam mais motivados para estudar Física com Robótica Educacional, além disso, 78,57% dos alunos respondeu que se sentiu mais interessado em ir para a escola por conta das oficinas de Física usando a Robótica Educacional, acrescente-se ainda o fato de que 96,43% dos alunos considerou que o uso de robôs melhorou a aprendizagem. Deste modo, os resultados mostram que a abordagem adotada contribuiu positivamente para o ensino de Cinemática, bem como na motivação para o estudo de física e participação ativa nas aulas.

Downloads

Publicado

12-02-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA. (2021). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 8(01). https://doi.org/10.36524/dect.v8i01.1056