IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA

Autores

  • Midiam Silva Pinheiro Instituto Federal do Espírito Santo
  • Marize Lyra Silva Passos Instituto Federal do Espírito Santo
  • Isaura Alcina Martins Nobre Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v8i01.1053

Palavras-chave:

Prática docente, Professores reflexivos, Pesquisa

Resumo

Atualmente muito se fala em preparar o aluno para o mundo moderno e, para que isso ocorra, faz-se necessário analisar a influência que a pesquisa tem na vida do docente. Os sujeitos deste estudo foram os alunos do curso de Pós-graduação Latu Sensu em Informática na Educação do Instituto Federal do Espírito Santo. A pesquisa pautou-se numa abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, e teve como procedimento técnico o levantamento de dados, por meio de aplicação de um questionário com o propósito de verificar o quanto a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso influenciou na prática docente por meio do desenvolvimento da pesquisa. Dessa forma, este trabalho colaborou na compreensão do quanto a pesquisa docente para a prática reflexiva é importante para um professor, revelando os obstáculos encontrados como falta de tempo, materiais e infraestrutura em geral para a execução da mesma.

Downloads

Publicado

12-02-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA. (2021). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 8(01). https://doi.org/10.36524/dect.v8i01.1053