A DINÂMICA DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS NA CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS REAIS
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.105Palavras-chave:
Números reais, Formação de professores de matemática, Modelo dos campos semânticos, Produção de significadoResumo
Tratamos neste artigo da produção de significados matemáticos nos processos de ensino e de aprendizagem da construção dos números reais. De cunho qualitativo, nos moldes da pesquisa-ação, desenvolvemos reflexões, discussões e intervenções, entre pesquisadores e sujeitos da pesquisa. Propomos reflexões a respeito de paradigmas que permeiam o ensino da construção dos números reais. Para tal, participaram 32 alunos da Licenciatura em Matemática de uma Instituição Pública, durante um período de três meses. Como aporte teórico, adotamos o Modelo dos Campos Semânticos. A investigação permitiu entender que a visão que temos enquanto professores, pode não ser a mesma que nossos alunos possuem, que os significados que produzimos para uma situação-problema variam de acordo com os sujeitos.