TAREFA MATEMÁTICA INVESTIGATIVA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE RESOLUÇÕES DE TRÊS ESTUDANTES INVESTIGANDO O TRIÂNGULO DE PASCAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.104Palavras-chave:
Tarefa investigativa, Triângulo de Pascal, Ensino Médio, MatemáticaResumo
Este artigo focaliza nas resoluções de três alunos de Ensino Médio em uma tarefa investigativa com o Triângulo de Pascal. Na pesquisa, investigou-se o potencial de tarefas de resolução de problemas e tarefas investigativas em aulas de Matemática e a importância dessas tarefas no processo educativo. Os alunos foram instigados a registrar observações, estabelecer relações, conjecturar e argumentar sobre suas conclusões durante a realização de tarefas investigativas. Percebemos que alguns alunos mudaram crenças, concepções e atitudes sobre a Matemática, seu ensino e aprendizagem. Acreditamos que tarefas investigativas, quando realizadas pelos alunos em situações desafiantes e de complexidade adequada ao nível de desenvolvimento matemático deles, podem colocá-los no papel de matemáticos.