TAREFA MATEMÁTICA INVESTIGATIVA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE RESOLUÇÕES DE TRÊS ESTUDANTES INVESTIGANDO O TRIÂNGULO DE PASCAL

Autores

  • Messenas Miranda Rocha Instituto Federal do Espírito Santo
  • Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.104

Palavras-chave:

Tarefa investigativa, Triângulo de Pascal, Ensino Médio, Matemática

Resumo

Este artigo focaliza nas resoluções de três alunos de Ensino Médio em uma tarefa investigativa com o Triângulo de Pascal. Na pesquisa, investigou-se o potencial de tarefas de resolução de problemas e tarefas investigativas em aulas de Matemática e a importância dessas tarefas no processo educativo. Os alunos foram instigados a registrar observações, estabelecer relações, conjecturar e argumentar sobre suas conclusões durante a realização de tarefas investigativas. Percebemos que alguns alunos mudaram crenças, concepções e atitudes sobre a Matemática, seu ensino e aprendizagem. Acreditamos que tarefas investigativas, quando realizadas pelos alunos em situações desafiantes e de complexidade adequada ao nível de desenvolvimento matemático deles, podem colocá-los no papel de matemáticos.

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Publicado

2019-09-25

Como Citar

Miranda Rocha, M., & Pereira dos Santos-Wagner, V. M. (2019). TAREFA MATEMÁTICA INVESTIGATIVA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE RESOLUÇÕES DE TRÊS ESTUDANTES INVESTIGANDO O TRIÂNGULO DE PASCAL. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(02), 95-120. https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.104

Edição

Seção

Artigos