UMA ANÁLISE DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Eliane Aparecida Martins Almeida Universidade Federal do Espírito Santo
  • Osinéia Albina Brunelli Universidade Federal do Espírito Santo
  • Janíbia Fernanda da Costa Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.103

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação matemática, Resolução de problemas, Campo conceitual aditivo

Resumo

O artigo é proveniente de um estudo desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso, mais especificamente em um Programa Federal de Formação de Professores denominado Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. O trabalho pretende divulgar os resultados obtidos durante a realização do estudo das operações matemáticas na resolução de problemas. Participaram, na condição de sujeitos da pesquisa, 44 professores (as) das redes estadual e municipal do estado de Mato Grosso. As análises realizadas foram fundamentadas na teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud. Por fim, os resultados da pesquisa revelaram que a formação continuada contribuiu para a mudança das concepções dos (as) professores (as) envolvidos nesse estudo.

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Publicado

2019-09-25

Como Citar

Martins Almeida, E. A., Albina Brunelli, O., & da Costa, J. F. (2019). UMA ANÁLISE DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DE MATEMÁTICA. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(02), 67-94. https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.103

Edição

Seção

Artigos