UMA ANÁLISE DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.103Palavras-chave:
Formação de professores, Educação matemática, Resolução de problemas, Campo conceitual aditivoResumo
O artigo é proveniente de um estudo desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso, mais especificamente em um Programa Federal de Formação de Professores denominado Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. O trabalho pretende divulgar os resultados obtidos durante a realização do estudo das operações matemáticas na resolução de problemas. Participaram, na condição de sujeitos da pesquisa, 44 professores (as) das redes estadual e municipal do estado de Mato Grosso. As análises realizadas foram fundamentadas na teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud. Por fim, os resultados da pesquisa revelaram que a formação continuada contribuiu para a mudança das concepções dos (as) professores (as) envolvidos nesse estudo.