ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PROEJA/IFES NO PERÍODO 2007/2009

Autores

  • Leonardo Polese Alves Instituto Federal do Espírito Santo
  • Eliesér Toretta Zen Instituto Federal do Espírito Santo
  • Maria Auxiliadora Vilela Paiva Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v1i01.10

Palavras-chave:

Estudos culturais, Diferença, Diversidade, Identidade institucional, PROEJA

Resumo

A partir do contexto do recente Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), buscou-se fazer um resumo histórico do Programa de Pós-Graduação PROEJA do Instituto Federal do Espírito Santo (PPG/PROEJA/Ifes). Assim sendo, a produção acadêmica discente desse Programa de Pós-Graduação no período 2007 a 2009 foi definida como objeto de estudo. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o Estado da Arte dessa produção acadêmica discente e, para tanto, foi utilizado um banco de dados dos 101 trabalhos monográficos apresentados pelos alunos das seis turmas iniciais do PPG/PROEJA/Ifes nesse período 2007/2009. A partir das palavras-chave e resumos das monografias foi feito o estudo da produção acadêmica dessas seis turmas. Os trabalhos monográficos foram classificados em temas e subtemas. Os temas são os cinco Eixos Temáticos de Pesquisa desse Programa de Pós Graduação. A caracterização do Estado da Arte dessa produção acadêmica deu-se a partir dessa classificação dos trabalhos nas cinco temáticas: Sujeitos da EJA e Diversidade; Políticas Públicas; Currículo Integrado; Formação do Professor do PROEJA; Gestão de Sala de Aula e da Escola. Após a classificação dos trabalhos nas cinco temáticas, foram verificados os subtemas que apareceram com mais frequência em cada temática. Os resultados mostraram uma concentração muito grande de trabalhos no eixo temático “Gestão da Sala de Aula e da Escola”.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Instituto Federal do Espírito Santo

Lotada no Cefor -Ifes onde atuo como Coordenadora Geral de Ensino e professora e pesquisadora do Programa EDUCIMAT.

Atuo na área de EDucação Matemática tendo como linhas de pesquisa "Formação do Professor" e Prática Pedagógica de Matemática.

Downloads

Publicado

2019-09-09

Como Citar

Polese Alves, L., Toretta Zen, E., & Vilela Paiva, M. A. (2019). ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PROEJA/IFES NO PERÍODO 2007/2009 . Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 1(01), 33-42. https://doi.org/10.36524/dect.v1i01.10

Edição

Seção

Artigos