Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula <div>Este periódico apresenta relatos de experiência produzidos em Língua Portuguesa, com resumo em língua portuguesa e inglesa (abstract). Podem ser submetidos textos oriundos de vivências de sala de aula presencial ou online. Os dados devem ser originais e destinados exclusivamente para esta revista, não tendo sido publicado integralmente em nenhum outro veículo.</div> <div> </div> <div>São esperados textos com 8 a 12 páginas. O manuscrito pode ser submetido a qualquer tempo (fluxo contínuo). Entretanto, caso sejam encaminhados até as datas abaixo, pode vir a ser publicado no fascículo com fechamento no prazo estabelecido, a saber:</div> <div> </div> <div>(a) 30 de abril para o volume com fechamento em 30 de junho;</div> <div>(b) 31 de outubro para o volume com fechamento em 30 de dezembro.</div> <div> </div> <div>O prazo para avaliação varia de 30 a 120 dias úteis, dependendo da natureza do material submetido, complexidade e cumprimento das exigências editorias. O prazo se refere aos materiais: corretamente formatados, que sigam as normas editorias previstas.</div> pt-BR marcia.oliveira@ifes.edu.br (Márcia Gonçalves de Oliveira) marcia.oliveira@ifes.edu.br (Márcia Gonçalves de Oliveira) Qui, 21 Dez 2023 16:25:03 -0300 OJS 3.2.1.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 EDITORIAL https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2550 Manoel Augusto Polastreli Barbosa, Robson Vinicius Cordeiro Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2550 Seg, 26 Fev 2024 00:00:00 -0300 PENSAMENTO CRÍTICO DE SILVIA FEDERICI https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2520 <p>Devido às concepções revolucionárias e feministas de Silvia Federici e suas importantes contribuições sociológicas e filosóficas à ciência, fez-se relevante analisar assiduamente seus pensamentos. A intelectual expõe de maneira lúcida o papel das mulheres dentro da sociedade capitalista e patriarcal em<br>que vivemos, destacando a importância da luta feminista para a modificação de sistema. Outrossim, o presente artigo disserta sobre o conceito de “bruxa”, desenvolvido por Federici, identificando exemplos de “bruxas da atualidade”. Dessa forma, ao longo da pesquisa científica realizada, foi possível atingir os objetivos, os quais eram: analisar o pensamento crítico de Silvia Federici, determinando os principais aspectos presentes no mesmo, bem como identificar como suas concepções acerca da sociedade capitalista podem ser percebidas no cotidiano das mulheres.</p> Luisa Bettencourt, Ana Luíza Barbosa Moraes, Ester Gaiba Bastos Matias, Júlia Grigório Moreira Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2520 Qui, 21 Dez 2023 00:00:00 -0300 HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2502 <p>Neste artigo apresentamos os principais elementos constitutivos do produto educativo de uma tese de doutoramento profissional, a saber: a Coleção “História e Filosofia da Ciência também é coisa de criança”. Desde os passos metodológicos para sua constituição até sua pré-validação com o Grupo de Estudo e Pesquisa em História e Filosofia da Ciência, buscamos demonstrar nossas bases epistemológicas para alfabetização linguística e científica e para os debates acerca de uma abordagem histórica e filosófica da ciência. Além disso, demonstramos nossas opções didático-pedagógicas pela Pedagogia Histórico-Crítica e pela Teoria Didática da História. Por fim, identificamos as potencialidades do material e sua contribuição para um trabalho pedagógico embasado na experiência histórica e filosófica da construção do conhecimento mobilizando curiosidade, oralidade, criatividade, alteridade e, sobretudo, o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, seja científica, seja alfabética.</p> Robson Vinicius Cordeiro, Antonio Donizetti Sgarbi, Attico Chassot Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2502 Qui, 21 Dez 2023 00:00:00 -0300 O POTENCIAL DOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO ENSINO DE HUMANIDADES https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2499 <p>O objetivo deste artigo foi considerar o potencial pedagógico de uma saída a campo, ocorrida no segundo semestre de 2022, em um curso de mestrado profissional em ensino de humanidades em espaços de educação não formal na região do Caparaó Capixaba, Espírito Santo. Trata-se de um estudo qualitativo, que contou com aplicação de um questionário como instrumento de coleta de dados para analisar, por meio das percepções e apontamentos de pontos fortes e pontos a melhorar, a potencialidade dessa saída a campo no processo de construção de conhecimento contextualizado e reflexivo. Os resultados demonstraram que a saída a campo se configurou como uma prática pedagógica que possibilitou o exame de questões históricas, políticas, ambientais e socioculturais, a partir do território vivido e de experiências com a realidade e a natureza, revelando campos para adequações, os quais serão avaliados para não comprometerem a eficácia da experiência no caso de novas saídas.</p> Sabrine, Eduardo, Aramis, Carolina Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2499 Qui, 21 Dez 2023 00:00:00 -0300 ADSORÇÃO NO TRATAMENTO DE SOLUÇÕES AQUOSAS CONTENDO CORANTES ALIMENTÍCIOS: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2500 <p>A poluição dos recursos hídricos provocada pelo despejo de efluentes oriundos de indústrias alimentícias representa um grave problema ambiental. Por conseguinte, métodos de tratamento para esses resíduos precisam ser empregados, podendo-se destacar a adsorção com adsorventes naturais como técnica para a remoção desses contaminantes em águas. Com o intuito de contextualizar os conteúdos de química por meio da questão ambiental elucidada, esta pesquisa desenvolveu uma oficina temática por meio da aplicação dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). Esta proposta de ensino com enfoque na educação ambiental, propiciou a compreensão de conceitos químicos, viabilizou a integração entre os saberes científicos e os temas ambientais debatidos, e promoveu o uso da experimentação com materiais alternativos como recurso que facilitou a percepção do emprego da teoria na prática, o que estimulou a participação e a criatividade dos alunos.</p> Lorena De Bortoli Lecchi de Souza, MICHELLE BINS TASSARA FERREIRA, JOSELITO NARDY RIBEIRO, ARACELI VERÓNICA FLORES NARDY RIBEIRO Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2500 Qui, 21 Dez 2023 00:00:00 -0300 HISTÓRIA DAS MULHERES NA CIÊNCIA: CONSTRUÇÃO DE UM PAINEL COLABORATIVO COMO AÇÃO EDUCATIVA NO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2497 <p>Este artigo aborda a história das mulheres na ciência e descreve a implementação de uma ação educativa no Dia Internacional das Mulheres, envolvendo a criação de um painel colaborativo. O objetivo principal foi realçar o papel das mulheres na ciência, destacando cientistas notáveis ​​e suas contribuições. A atividade incluiu a exibição do vídeo "Mulheres Cientistas na História" acompanhado de um debate sobre o papel das mulheres na ciência. Os participantes, então, colaboraram na criação do painel, destacando mulheres cientistas e suas realizações. Este estudo ressalta a importância de celebrar as contribuições femininas na ciência e demonstrar como ações educativas, como a construção de painéis colaborativos, podem promover a conscientização e valorização das mulheres na ciência. A iniciativa empodera as mulheres, incentiva seu interesse em carreiras científicas e amplia a compreensão da igualdade de gênero no campo da ciência.</p> Andressa Antônio de Oliveira, Marize Lyra Silva Passos, Isaura Alcina Martins Nobre Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2497 Qui, 21 Dez 2023 00:00:00 -0300 A DISCIPLINA “BACIA DO RIO DOCE: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2498 <p>O presente estudo é relacionado a disciplina “Bacia do Rio Doce: aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais” desenvolvida em dois cursos de formação continuada vinculados ao Projeto Rio Doce Escolar, Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha. O objetivo do trabalho é apresentar o desenvolvimento da disciplina “Bacia do Rio Doce: aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais” no Curso de Pós-Graduação em Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental, assim como, no Curso de Pós-Graduação em Especialização em Educação Ambiental Escolar. Os referenciais teóricos envolvem a Filosofia da Práxis, a Educação Ambiental Crítica e a formação de educadores ambientais. O estudo é qualitativo e exploratório. O desenvolvimento da disciplina se deu a partir de discussões teóricas envolvendo conteúdos e momentos EaD e presencial, abordando relevantes aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais relacionados a Bacia do Rio Doce.</p> Manoel Augusto Polastreli Barbosa, Antonio Donizetti Sgarbi Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2498 Qui, 21 Dez 2023 00:00:00 -0300 FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS APLICADA AO REFLORESTAMENTO DE MATAS CILIARES A PARTIR DE UM CURSO DO TIPO MOOC https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2515 <p>A presente pesquisa visa analisar o potencial pedagógico de uma proposta formativa de um curso do tipo MOOC (Massive Open Online Courses), intitulado de “Reflorestamento de Matas Ciliares” aplicado no contexto do Programa Rio Doce Escolar a educadores ambientais do município de Linhares-ES. O curso possui certificação de 20 horas e apresenta os principais conceitos e técnicas de reflorestamento de matas ciliares sob a perspectiva da Educação Ambiental, com o intuito de promover ações de práxis educativas com a temática abordada. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e de intervenção. Os resultados apontam aspectos qualitativos positivos, indicando a importância da continuidade na formação dos professores, favorecendo a ampliação da Educação Ambiental de forma interdisciplinar nos espaços formais, auxiliando os cursistas a compreenderem a relação entre natureza e sociedade, bem como as consequências das ações humanas no meio ambiente.</p> Paulo Cesar de Sousa Carpanedo, Isaura Alcina Martins Nobre, Marize Lyra Silva Passos Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2515 Qui, 21 Dez 2023 00:00:00 -0300 HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSÍVEIS DIÁLOGOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2506 <p>Este estudo parte de uma pesquisa de mestrado profissional, realizada no Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Matemática (Educimat/Ifes) e objetiva apresentar como o uso da História e Filosofia da Ciência, na formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pode ser um caminho para o desenvolvimento de uma educação antirracista.<strong>&nbsp;</strong>Ancorados na perspectiva da Alfabetização Científica, os diálogos formativos buscaram discutir e refletir sobre o papel da Ciência na legitimação do racismo, fomentando práticas pedagógicas no contexto da Lei Federal nº 10.639/2003. A experiência da pesquisa nos permite reconhecer que o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pode ser um grande aliado no combate ao racismo, sendo o campo da História e Filosofia da Ciência um caminho de muitas possibilidades.</p> Franciele Teixeira da Silva Polez, Eduardo Augusto Moscon Oliveira Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2506 Qui, 21 Dez 2023 00:00:00 -0300 ANÁLISE DE CISCURSOS ACERCA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DO RIO DOCE EM REVISTAS CIENTÍFICAS (2016-2020) https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2519 <p>Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). E, objetiva realizar análise bibliográfica, à luz dos pensamentos de Layargues e Lima (2014) a respeito das três macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental, das narrativas presentes em discursos publicados em revistas científicas, entre 2016 e 2022, acerca das questões socioambientais ligadas ao Rio Doce na última década, no que se refere aos impactos provocados pelo rompimento da Barragem Fundão. Para esta análise buscaram-se os estudos de Fairclough (2016) que entendem o discurso como um momento, uma dimensão da prática social. Os resultados evidenciaram a predominância da macrotendência crítica nos discursos analisados.</p> Luisa Pimentel do Nascimento, Antonio Donizetti Sgarbi Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2519 Qui, 21 Dez 2023 00:00:00 -0300 A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A PARTIR DA RECICLAGEM E DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2508 <p>A Educação Infantil é um espaço de direitos e experiências. É uma fase de conhecimento, assimilação, aproximação e de aprendizado. A escola é quem media, através dos seus professores, esse processo, contribuindo para o desenvolvimento integral e totalitário das crianças em seus aspectos social, cultural, cognitivo e comunitário. Através das brincadeiras a criança aprende, ensina, interage, se conhece, se expressa, socializa e conquista autonomia. A pesquisa tomou-se como <em>lócus </em>uma Unidade de Ensino Infantil para investigar como as crianças enxergam o mundo que está ao seu redor e como veem o desenrolar daquilo que é feito com o lixo, incentivando-os a uma reflexão e tomada de consciência mediante a tudo que tem sido feito pelo meio ambiente. Vygotsky e Ausubel inspiraram essa caminhada, que cheia de propostas lúdicas em vista do brincar e com a utilização das rodas de conversa como caminho metodológico, teve por fim gerar questionamentos, reflexões e aprendizagens significativas.</p> Vitor Vasconcelos Salvador Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2508 Qui, 21 Dez 2023 00:00:00 -0300 A COMPLEXIDADE NA ESCOLA E AS EMERGÊNCIAS METACOGNITIVAS QUE ATRAVESSAM OS ESTUDANTES EM DIA DE PROVA https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2512 <p>A escola vem passando por diversas desordens que vêm ordenando o seu funcionamento, um dos modus operandi é controlar o comportamento dos alunos. Uma ferramenta usada é a avaliação tradicional com fim de classificar e testar. O objetivo do trabalho é identificar a Representação Social (RS) de alunos do Ensino Fundamental sobre o “dia de prova”. O referencial teórico usado foram as representações sociais e a Teoria do Núcleo Central, lançamos mão da Teoria das redes complexas para analisar a rede formada por 648 alunos. O método de coleta foi a teoria de evocações livres de palavras, por meio de um holograma fizemos a análise da rede. Os resultados mostraram que forças que atuam sobre os alunos causam um esgotamento psicológico. Encontramos um fenômeno conhecido como polifasia cognitiva que foi possível pela existência de RS diferentes na rede. Percebemos que esta agressão psicológica no “dia de prova” indica que as avaliações são usadas para punição e não para aprendizagem.</p> WESLEY COSTA Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2512 Qui, 21 Dez 2023 00:00:00 -0300 ENTRE TEORIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES DE DAVID BLOOR E DO PROGRAMA FORTE PARA EXPLICAR O CONHECIMENTO A PARTIR DE ASPECTOS SOCIAIS https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2513 <p>O presente artigo busca discutir os importantes debates travados hoje sobre o conhecimento científico. Nesse contexto, com as críticas do Programa Forte é possível entender a discrepância entre o cânone da ciência e a prática propriamente dita dos cientistas e do conhecimento científico. David Bloor é o programa forte da sociologia do conhecimento científico são importantes para a sociologia contemporânea pois traz a possibilidade dessa disciplina pesquisar a composição do conhecimento científico e ir além de aspectos institucionais da ciência. Diante disso, entendemos que a sociologia para o programa forte tem o mesmo patamar epistemológico das demais ciências e traz contribuições imprescindíveis para o fazer científico pois compreendemos a partir de Tomas Khun que o fazer científico é intrinsicamente social.</p> Diego da Silva Guimarães Queiroz Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2513 Qui, 21 Dez 2023 00:00:00 -0300