MÉTODO JIGSAW E WORKSHOP: ARTEFATOS PARA A ABORDAGEM DA TEMÁTICA AMBIENTAL UTILIZANDO ADSORÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2501Palavras-chave:
ensino de química; adsorção; tinta guache; educação ambientalResumo
O ensino da química muitas vezes está baseado na aprendizagem por memorização, o que torna o conteúdo de difícil compreensão. Uma das maneiras de tornar as aulas mais interessantes é por meio de experimentos e metodologias ativas de aprendizagem. Por isso, este trabalho apresenta a aplicação da metodologia de ensino Jigsaw em um desenvolvimento de um experimento de baixo custo, empregando materiais acessíveis. O trabalho foi desenvolvido com alunos da 2ª série do Ensino Médio em uma escola da rede pública do município de Cariacica, no Espírito Santo. O objetivo foi trabalhar a temática ambiental, promovendo a aprendizagem a partir de uma metodologia ativa, e, da produção de filtros de adsorção, tendo o método Jigsaw como pressuposto principal. Como materiais adsorventes foram utilizados o mesocarpo de coco verde com granulometrias diversas, quitosana, e carvão ativado, em que foi observada por análise visual, a remoção de tinta guache em águas de dejetos produzidos em ambiente escolar. A verificação da aprendizagem foi obtida a partir da aplicação de um pré-teste que mostrou os conhecimentos prévios dos alunos sobre a temática, e, um pós-teste, constatando a aquisição de novos conceitos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).