GLICOSÍMETRO DIGITAL APLICADO A ANÁLISE DE AÇÚCAR REDUTOR EM POLPA DE FRUTAS

Autores

  • Tércio da Silva de Souza Instituto Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-6667-1806
  • Jessika Santos de Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo
  • Luiz Claudio Cindra de Souza Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.781

Palavras-chave:

polpa de frutas; glicosímetro digital; açúcar solúvel redutor

Resumo

A análise de açúcares em alimentos é de suma importância no controle da qualidade dos produtos, sendo estes responsáveis pelo flavor, cor e textura. Em polpas de frutas a doçura é resultante da proporção entre a frutose, glicose e a sacarose, estes possuem poder adoçante diferenciado e definem o sabor final do produto. Existe uma ampla lista de técnicas e métodos oficiais capazes de determinar a concentração de açúcares em amostras de alimentos, contudo em sua maioria são de custo levado, geram grande volume de resíduos e seus resultados são demorados. Neste trabalho, propôs-se desenvolvimento uma metodologia para quantificação de açúcares redutores (AR) em amostras de polpa de frutas com glicosímetro digital “On Call Plus®”. A adaptação e validação da metodologia consistiram na construção de curva de calibração com padrões de glicose e verificação do efeito da interferência de outros açúcares na quantificação do teor de glicose; análise de amostras de polpa de fruta com glicosímetro digital e comparação com método de referência ADNS (Ácido 3,5-dinitrosalicílico), e por fim, o tratamento dos dados e avaliação dos parâmetros de validação para metodologia. O uso do glicosímetro digital foi validado, revelando-se rápido, seguro, de baixo custo, relativamente preciso para a quantificação de açúcar redutor em amostras de polpa de fruta.

Biografia do Autor

Jessika Santos de Oliveira, Instituto Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre (IFES). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) e vinculada ao Programa Institucional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PICT) com ênfase em Análises Bromatológicas. Atualmente é mestranda pela Universidade Federal do Espírito Santo no Programa de Genética e Melhoramento.

Downloads

Publicado

2021-04-19

Como Citar

Silva de Souza, T. da ., Santos de Oliveira, J., & Cindra de Souza, L. C. (2021). GLICOSÍMETRO DIGITAL APLICADO A ANÁLISE DE AÇÚCAR REDUTOR EM POLPA DE FRUTAS. Revista Ifes Ciência , 7(1), 1-11. https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.781

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra