AGROECOLOGIA - UMA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v8i1.1463Palavras-chave:
educação ambiental, projeto pedagógico, agriculturaResumo
Estudos que avaliam a percepção da realidade que os alunos possuem sobre a Agroecologia ao ingressarem no curso técnico em Agropecuária pode se tornar uma importantíssima ferramenta para avaliar o nível de conhecimento ambiental que os alunos possuem sobre o tema. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo conhecer e comparar a percepção que os estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – campus Montanha e da Escola Família Agrícola de Chapadinha (Efac) – Nova Venécia / ES possuem a respeito da Agroecologia. O público-alvo foi formado por estudantes que cursam o último ano do ensino médio técnico profissionalizante (57 alunos), sendo 22 alunos pertencentes à Efac e 35 alunos pertencentes ao Ifes. A obtenção dos dados foi por meio da aplicação de um questionário online com questões fechadas. Percebe-se que os instrumentos pedagógicos - contidos nos Projetos Pedagógicos – utilizados na Efac facilitam o ensino de Agroecologia em relação ao Ifes. A maioria dos estudantes da Efac (90%) sinalizaram que no ambiente escolar ocorrem trabalhos, seminários ou eventos relacionados com a Agroecologia. Por outro lado, no ambiente escolar do Ifes, constatou-se que raramente, o ensino sobre Agroecologia é abordado de forma interdisciplinar. Ademais, para a maioria dos estudantes, a Agroecologia ainda é vista como técnica de produção ou modelo de agricultura, que se reduz meramente a produzir alimentos orgânicos e a substituir os insumos sintéticos danosos ao meio ambiente, evidenciando a importância da presença de conteúdos que abordam a Agroecologia de maneira interdisciplinar em sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).