A QUÍMICA EM TODOS OS SENTIDOS: A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS PADLET E CIRCUITO SENSORIAL NO ENSINO DE QUÍMICA

a contextualized approach to Chemistry Teaching

Autores

  • Carla Gomes dos Santos Portugal Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 23890-000, Seropédica-RJ, Brasil
  • Vanessa Gomes Kelly Almeida Departamento de Química Analítica, Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 23890-000, Seropédica, RJ-Brasil
  • Andressa Esteves-Souza Departamento de Química Orgânica, Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 23890-000, Seropédica, RJ-Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2432

Palavras-chave:

Ensino de Química; Plantas medicinais; Aprendizagem significativa

Resumo

O ensino de Química muitas vezes é pouco atrativo para os alunos devido à dificuldade da relação teoria e prática. Nesse sentido é importante que o professor utilize estratégias pedagógicas que permitam contextualizar suas aulas de acordo com o cotidiano dos alunos. Este relato de experiência buscou na temática plantas medicinais propor a utilização de ferramentas metodológicas que possam contribuir para melhorar a compreensão dos conteúdos teóricos sobre indicadores ácido-base e funções orgânicas por alunos do Ensino Médio. As etapas deste relato mostraram o interesse dos alunos nas aulas onde os conteúdos foram apresentados de forma contextualizada e relacionados ao seu cotidiano, além de estimularem a interação familiar nas atividades realizadas. Como conclusão deste relato de experiência, cita-se a melhor compreensão do conteúdo trabalhado por parte dos alunos, permitindo a construção do conhecimento a partir das suas próprias observações, além do grande envolvimento de familiares e da comunidade escolar nas atividades realizadas.

Biografia do Autor

  • Carla Gomes dos Santos Portugal, Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 23890-000, Seropédica-RJ, Brasil

    Possui graduação em Licenciatura Plena pela Universidade Salgado de Oliveira. Pós - Graduanda em Gestão Escolar na Universidade São Luis. Mestranda em Química do PROFQUI na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua como professora da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) no Ensino Médio.

  • Vanessa Gomes Kelly Almeida, Departamento de Química Analítica, Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 23890-000, Seropédica, RJ-Brasil

    Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (2001), graduada em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2008) , mestrado em química pela Universidade Federal Fluminense (2010) e doutora em química na Universidade Federal Fluminense (2014). Experiência na área farmacêutica e em química, com ênfase em química analítica . Atua principalmente na área de espectroanalítica e cromatografia. Professora adjunta do departamento de química na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Padlet and sensory circuit of medicinal plants as methodology for introducing chemistry concepts to high school students.

Downloads

Publicado

25-03-2024

Como Citar

A QUÍMICA EM TODOS OS SENTIDOS: A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS PADLET E CIRCUITO SENSORIAL NO ENSINO DE QUÍMICA: a contextualized approach to Chemistry Teaching. (2024). Revista Ifes Ciência , 10(2), 01-19. https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2432

Artigos Semelhantes

111-120 de 364

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.