INTERLOCUÇÕES ENTRE A DECOLONIALIDADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CENÁRIO EM PERSPECTIVA
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v10i2.1341Palavras-chave:
Decolonialidade, Formação de Professores, Revisão de literaturaResumo
Neste trabalho apresentamos uma revisão de literatura a partir de artigos em periódicos que tratam da formação de professores em diálogo com a decolonialidade, a fim de investigar o contexto das pesquisas realizadas. Observamos que os trabalhos possuem um amplo espectro de discussões, num movimento de resistência e reexistência para transformar as práticas pedagógicas. Envolvem sujeitos (professores, alunos, comunidades) em diversos contextos: educação indígena, relações étnico-raciais, questões de gênero e sexualidade, refugiados e outros. Os autores mais citados são Catherine Walsh, Walter Mignolo, Anibal Quijano, Paulo Freire, Vera Candau. A escola é vista como um espaço onde se reproduz colonialidades, por isso, destacamos a importância de ampliar o diálogo com professores, para que, além do conhecimento específico, discutam problemas sociais, políticos, econômicos, ambientais, numa perspectiva decolonial. Identificamos poucos trabalhos no âmbito da educação em ciências e matemática.
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