A EXPANSÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA:
HISTORICIDADE E DIAGNÓSTICO
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v7i1.1260Palavras-chave:
Plano de Expansão, Educação Profissional, Institutos FederaisResumo
Este artigo trata do processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que foi conduzido no âmbito das políticas públicas e educacionais e sob a expectativa de que tal expansão contribuiria para reduzir as iniquidades sociais e territoriais do Brasil. O objetivo pretendido aqui é apresentar, com base no método da revisão bibliográfica, uma análise sobre tal expansão da Rede Federal, tensionando a relação entre a historicidade e a configuração dos Institutos Federais. Como resultado, apontou-se que apesar do grande potencial da Rede Federal, é de fundamental importância abrir espaço para um diálogo mais amplo sobre a expansão dos institutos federais, de modo a construirmos um caminho que não reproduza mais versões de uma mesma exclusão social.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).