A EXPANSÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA:

HISTORICIDADE E DIAGNÓSTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v7i1.1260

Palavras-chave:

Plano de Expansão, Educação Profissional, Institutos Federais

Resumo

Este artigo trata do processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que foi conduzido no âmbito das políticas públicas e educacionais e sob a expectativa de que tal expansão contribuiria para reduzir as iniquidades sociais e territoriais do Brasil. O objetivo pretendido aqui é apresentar, com base no método da revisão bibliográfica, uma análise sobre tal expansão da Rede Federal, tensionando a relação entre a historicidade e a configuração dos Institutos Federais. Como resultado, apontou-se que apesar do grande potencial da Rede Federal, é de fundamental importância abrir espaço para um diálogo mais amplo sobre a expansão dos institutos federais, de modo a construirmos um caminho que não reproduza mais versões de uma mesma exclusão social.

Biografia do Autor

Rozana Quintanilha, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Doutoranda e Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Licenciada em Letras (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) pelo Centro Universitário Fluminense (UNIFLU). Professora do Instituto Federal Fluminense (IFF). Integrante do Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação - Nucleape (IFF/UENF).

Gerson Tavares do Carmo, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense, credenciado nos Programas de Pós-Graduação de Cognição e Linguagem e em Sociologia Política. Graduado em Administração Pública (FGV-RJ), Mestre em Cognição e Linguagem e Doutor em Sociologia Política, ambos na UENF. Pós-Doutorado em Sociologia Pragmática pela Universidade Nova de Lisboa. Líder do Grupo de Pesquisa Escrita, Poder e Subjetividade. Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação - Nucleape (IFF/UENF).

Publicado

2023-08-08

Como Citar

Souza, R. Q. G. S., & Tavares do Carmo, G. (2023). A EXPANSÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA:: HISTORICIDADE E DIAGNÓSTICO. Revista Ifes Ciência , 7(1), 01-09. https://doi.org/10.36524/profept.v7i1.1260