PERMANÊNCIA E ÊXITO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

FATORES DIFICULTADORES

Autores

  • Mercia Ferreira de Assis Universidade Federal da Paraíba/ Escola Técnica de Saúde
  • Ana Paula Furtado Soares Pontes UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

permanência, êxito escolar, educação profissional

Resumo

O artigo discute os fatores que comprometem a permanência e o êxito no Curso Técnico em Enfermagem de uma Escola Técnica de Saúde federal. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, desenvolvido por meio de entrevistas, aplicação de questionários e grupo focal, sendo os dados analisados a partir da análise de conteúdo, referenciada nas categorias de Rumberger e Lim (2008). Os resultados destacam o peso do fator Institucional sobre a permanência e o êxito escolar dos estudantes, considerando a categoria Escola e as subcategorias Práticas, Estrutura, Recursos e Composição. Tais achados ressaltam a importância de a escola investir em programas e projetos de intervenção voltados à permanência e ao sucesso escolar, priorizando os fatores a ela relacionados.

Biografia do Autor

Ana Paula Furtado Soares Pontes, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, com graduação em Pedagogia (UFPE) e Comunicação em Mídias Digitais (UFPB). Atualmente é professora Associada I da Universidade Federal da Paraíba, Campus I - João Pessoa/Departamento de Habilitações Pedagógicas. É vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior – PPGAES. e líder do Grupo Trabalho, Formação e Educação Superior. Desenvolve pesquisa na área de Trabalho e Educação, trabalho docente e formação de professores, educação superior e condição discente. Foi diretora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação ANPAE- seção estadual Paraíba (2011-2015), atuou como vice-coordenadora do curso de Pedagogia da UFPB (2014-2016) e como Vice-Chefe do Departamento de Habilitações Pedagógicas (2017-2019) do Centro de Educação da UFPB. Atuou na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, na Escola Agrotécnica Federal de Belo Jardim (EAFBJ), onde exerceu funções de Coordenadora Pedagógica e Coordenadora de Curso, e no Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Pernambuco (atual IFPE).

Downloads

Publicado

2023-08-08

Como Citar

Ferreira de Assis, M., & Pontes, A. P. F. S. (2023). PERMANÊNCIA E ÊXITO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: FATORES DIFICULTADORES. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 7(1), 54-67. Recuperado de https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1610