RELAÇÕES ENTRE EMPREENDEDORISMO E HABILIDADES SOCIAIS

UMA REVISÃO DE ESCOPO

Autores

  • Michelli Godoi Rezende Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
  • Suélen Gonçalves Universidade Federal de São João Del-Rei
  • Lucas Cordeiro Freitas Universidade Federal de São João Del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v6i2.1387

Palavras-chave:

habilidades sociais, empreendedorismo, relações interpessoais, mercado de trabalho

Resumo

Realizou-se uma revisão de escopo sobre habilidades sociais e empreendedorismo, com estratégias de buscas nas bases de dados MEDLINE (PubMed), EMBASE, Web of Science, Scopus e PsycInfo. Foram incluídos seis artigos para análise final, selecionados pelos softwares EndNote versão X9 (Web of Science Group) e Rayyan QCRI. Verificaram-se relações entre características empreendedoras e determinadas classes de habilidades sociais (como liderança, cooperação, trabalho em equipe e capacidade de comunicação) que devem ser aprimoradas para além da competência técnica exigida no desempenho de qualquer função profissional. As instituições de ensino superior mostraram ter um papel importante no desenvolvimento da capacidade empreendedora e das habilidades sociais dos alunos.

Biografia do Autor

Suélen Gonçalves, Universidade Federal de São João Del-Rei

Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Laboratório de Pesquisa em Saúde Mental (LAPSAM) da Universidade Federal de São João del-Rei (PPGPSI-UFSJ).

Lucas Cordeiro Freitas, Universidade Federal de São João Del-Rei

Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com estágio sanduíche na Louisiana State University (LSU). Realizou Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor Adjunto vinculado ao Departamento de Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João Del-Rei.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Rezende, M. G. ., Gonçalves, L. S. ., & Freitas, L. C. (2022). RELAÇÕES ENTRE EMPREENDEDORISMO E HABILIDADES SOCIAIS: UMA REVISÃO DE ESCOPO. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 6(2), 26-39. https://doi.org/10.36524/profept.v6i2.1387