EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA INTERNACIONAL

Autores

  • MANUELLA BARROS PANIAGO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • AZENAIDE ABREU SOARES VIEIRA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v6i2.1040

Palavras-chave:

Educação profissional; dualidade formativa; educação finlandesa; educação vocacional alemã.

Resumo

Este artigo apresenta diferentes experiências de educação profissional pelo mundo, por meio da descrição dos sistemas brasileiro, finlandês e alemão, e realiza um intercâmbio de ideias acerca de suas semelhanças e diferenças, a fim de enriquecer os debates sobre distintos percursos formativos. A metodologia utiliza de pesquisa bibliográfica acerca de formação integrada e ensino profissional, e são discutidas as dualidades estruturais e as barreiras à concretização da educação integral. A partir das análises propostas é possível concluir que não há um padrão adequado de formação profissional, posto que cada experiência é influenciada por questões sócio-históricas, e esse tipo de educação deve sempre conduzir à formação humana e priorizar as necessidades sociais e não mercadológicas.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

BARROS PANIAGO, M., & ABREU SOARES VIEIRA, A. . (2022). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA INTERNACIONAL. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 6(2), 55-66. https://doi.org/10.36524/profept.v6i2.1040