A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, OS INSTITUTOS FEDERAIS E A INCLUSÃO

Autores

  • Wanessa Moreira de Oliveira Fiocruz e IF Sudeste MG
  • Cristina Maria Carvalho Delou FIOCRUZ e UFF

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v6i2.1622

Palavras-chave:

ensino médio integrado, formação profissional, dualismo educacional, educação especial, educação inclusiva

Resumo

A constituição da Educação Profissional e Tecnológica e da Educação Especial no Brasil são, historicamente, marcadas por perspectivas excludentes, de acentuação das desigualdades sociais, da diferenciação de classes e do dualismo educacional. Apresentam similaridades e interfaces, na medida em que foram inicialmente propostas como modalidades diferenciadas de ensino voltadas para os menos favorecidos, aos marginalizados, não como forma de desenvolvimento intelectual e formação geral/básica, mas como forma de ocupação e treinamento para exercício laboral. Logo, para melhor compreensão da educação profissional voltada às pessoas com deficiência é preciso analisar as condições em que se desenvolveram a educação profissional e a especial. Assim, o presente trabalho se propõe a refletir sobre a constituição da Educação Profissional e Tecnológica e dos Institutos Federais no Brasil e suas correlações com o processo de inclusão escolar de estudantes público da Educação Especial. Trata-se de um estudo qualitativo e de cunho bibliográfico, por meio do qual foi possível constatar que várias idas e vindas foram registradas na tentativa de superação dessa lógica excludente e dualista da Educação Profissional e Tecnológica e da Educação Especial, destacando-se as propostas do ensino médio integrado ao ensino técnico profissional e da Educação Especial na perspectiva inclusiva. Nesse cenário, os Institutos Federais despontam como possibilidade da superação do dualismo educacional: educação geral/básica versus educação profissional, Educação Especial versus educação inclusiva. Contudo, observa-se que, na atualidade, "novos" (des)caminhos têm sido apresentados para guiar as propostas de educação profissional e inclusiva, colocando em xeque os ideais almejados pelos Institutos Federais.

Biografia do Autor

Wanessa Moreira de Oliveira, Fiocruz e IF Sudeste MG

Doutoranda no Programa de Ensino em Biociência e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz (2019). Possui Mestrado em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (2017), Especialista em Políticas Públicas e Gestão Social (2011) e em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021). Graduada em Serviço Social (2009) e Pedagogia (2019). Atuou como Coordenadora e atua como Assistente Social na Coordenação de Ações Inclusivas na Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.Pesquisadora integrante do grupo de pesquisa Talento e Capacidade Humana na Sociedade e na Educação da Universidade Federal Fluminense, vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPQ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Educação Especial/ Inclusiva e Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva.

Cristina Maria Carvalho Delou, FIOCRUZ e UFF

Psicóloga, Licenciada em Psicologia na PUC-RJ (1981), Especialista e Mestre em Educação na área de concentração Educação de Superdotados na UERJ (1987), e Doutora em Educação, pelo PPG em Educação: História, Política, Sociedade, na PUC-SP (2001); Professora Aposentada da Faculdade de Educação e Docente em cursos de Pós-Graduação stricto-sensu, mestrado e doutorado, nas áreas da Diversidade, Ciências, Tecnologia, Biotecnologia, Biociências, Saúde e Inclusão na Universidade Federal Fluminense (UFF) e no Instituto Oswaldo Cruz. Coordenadora do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD-UFF). Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq; Líder do Grupo de Pesquisa Talento e Capacidade Humana na Sociedade e na Educação, vinculado ao CNPq; Membro da Comissão Técnica do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD). Recebeu o Prêmio Jabuti 2015, na categoria Educação e Pedagogia. Recebeu a Medalha do Mérito Carioca como Personalidade Educacional 2019 pelo Conselho Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro; Foi Coordenadora-Geral de Políticas, Regulação e Formação de Profissionais de Educação Especial, na Diretoria de Educação Especial, da Secretaria de Modalidades Especializadas do Ministério da Educação, no ano de 2020. 

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Moreira de Oliveira, W., & Carvalho Delou, C. M. (2022). A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, OS INSTITUTOS FEDERAIS E A INCLUSÃO. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 6(2), 04-25. https://doi.org/10.36524/profept.v6i2.1622