EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL NO SÉCULO XXI

EXPANSÃO E LIMITES

Autores

  • Francisco das Chagas Silva Souza
  • Olivia Morais de Medeiros Neta UFRN

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v5i2.1222

Palavras-chave:

Política educacional, Educação profissional, Formação profissional, Institutos Federais

Resumo

A Lei nº 11.892/2008, que criou no Brasil a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e, compondo esta estavam os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, cujas bases remontam as Escolas de Aprendizes Artífices, criadas em 1909. Neste contexto, o objetivo do artigo foi analisar a criação e expansão dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia. A partir de análise documental, discussões bibliográficas e conceituais discorremos sobre a criação e expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, apresentando seus objetivos e análises acerca desta e, tratamos dos dilemas e dos impasses que envolvem a expansão e trajetória dos Institutos Federais em fins da segunda década do século XXI no Brasil. Concluímos que a expansão propiciou a inclusão social e desenvolvimento humano em áreas do território brasileiro até então marginalizadas e que limites como a formação de professores para atuar nessa modalidade de ensino; prática de um currículo que integre o ensino médio à educação profissional estão presentes no processo de expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Biografia do Autor

Olivia Morais de Medeiros Neta, UFRN

Doutora em Educação (UFRN) e Pós-Doutora em Educação (UFF). Professora da UFRN e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFRN) e em Educação Profissional (PPGEP/IFRN). Vice-líder do Grupo de Estudos “Trabalho, Educação e Sociedade” (G-Tres).

Downloads

Publicado

2021-09-24

Como Citar

Souza, F. das C. S., & Medeiros Neta, O. M. de . (2021). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL NO SÉCULO XXI: EXPANSÃO E LIMITES. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 5(2), 109-125. https://doi.org/10.36524/profept.v5i2.1222