TERREIRO PAI XANGÔ DAS CACHOEIRAS: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)

Autores

  • Cláudio Rodrigues dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Francisco Vanderlei Ferreira da Costa Instituto Federal da Bahia - IFBA

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v5iEspecial.1110

Palavras-chave:

Terreiro de Candomblé, Povos e Comunidades Tradicionais, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa documental em um Terreiro de Candomblé. Teve o objetivo de analisar o processo de ensino e aprendizagem realizado na Escola de Arte Escultural do Terreiro para compreender as interfaces dessas práticas com a Educação Profissional e Tecnológica tendo o trabalho como princípio educativo. Pesquisou-se a história do Terreiro e o trabalho para a produção do artesanato. Essa perspectiva de trabalho permeia a formação e profissionalização dos/as filhos/as de santo e da comunidade do entorno. Foram analisados documentos institucionais, livros, artigos e filme, que abordam a produção do artesanato na casa religiosa. Nesses documentos estão registrados aspectos tanto do modo de vida quanto da procura por colocação trabalhista das pessoas que frequentam o Terreiro.

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Publicado

2021-09-24

Como Citar

Santos, C. R. dos ., & Costa, F. V. F. da . (2021). TERREIRO PAI XANGÔ DAS CACHOEIRAS: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT). Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 5(Especial), 149-171. https://doi.org/10.36524/profept.v5iEspecial.1110