WARI’: IDENTIDADE E DIFERENÇA NA COMPOSIÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA

Autores

  • Fernanda Léia Batista Souza Estêvão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Guajará-Mirim
  • Xênia de Castro Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v5iEspecial.1108

Palavras-chave:

Inclusão, Educação Intercultural, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Este artigo visa compartilhar reflexões tecidas no âmbito da pesquisa intitulada “A Política de inclusão e os fatores de permanência e êxito dos estudantes indígenas no IFRO/Campus Guajará-Mirim”, a qual se encontra em desenvolvimento no Programa de Mestrado em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, no Instituto Federal de Rondônia. Trata-se de um recorte que aborda a temática da identidade e da diferença, considerando os desafios da inclusão educacional de estudantes indígenas da etnia Wari’. A aquisição dos dados foi realizada com base no método da História Oral e em observações em campo de tipo não-participante realizadas no Campus Guajará-Mirim do IFRO e em aldeias da Terra Indígena Igarapé Lage. A base teórica que deu suporte às análises relaciona-se ao campo da Educação Intercultural. Os resultados apontam para a necessidade de aprimoramento da política institucional de inclusão, permanência e êxito estudantil, ampliação do diálogo intercultural, adaptações curriculares e valorização da oralidade nos processos avaliativos.

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Publicado

2021-09-24

Como Citar

Estêvão, F. L. B. S. ., & Barbosa, X. de C. . (2021). WARI’: IDENTIDADE E DIFERENÇA NA COMPOSIÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA . Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 5(Especial), 99-123. https://doi.org/10.36524/profept.v5iEspecial.1108