EMANCIPAÇÃO DIGITAL

O OLHAR DE ESTUDANTES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v6i2.971

Palavras-chave:

Cultura digital; cibercultura; formação profissional; emancipação digital; autonomia.

Resumo

O artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida entre 2017 e 2019 que teve como objetivo compreender a intencionalidade e a contribuição da cultura digital para uma formação emancipadora de estudantes de cursos técnicos do IFRS/POA. O referencial teórico embasou-se em autores de perspectiva crítica articulados ao campo das tecnologias, estudo este, realizado com uma metodologia de pesquisa-ação crítica cuja análise compreensiva valorizou passos essenciais da análise de conteúdo. Entre os resultados, destaca-se a crítica ao conceito de inclusão digital e sua relação com o conceito de emancipação digital, articulando autores como Paulo Freire e Gilson Schwartz que contribuem com elementos para trabalhar a inclusão como estratégia para chegar à emancipação.

Biografia do Autor

Alex Martins de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professor Titular de informática, Redes de Computadores e Tecnologia em Sistemas para Internet do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre.

Telmo Adams, Universidade do Vale do Rio do Sinos

Graduado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), Doutorado em Educação pela UNISINOS (2007), Pós-doutorado com pesquisa sobre Educação Popular na América Latina e Caribe, pela mesma Universidade (2010) e Pós-doutorado na Universidade Nacional Autônoma do México - UNAM (2018) - Programa Alternativas Pedagógicas e Prospectiva Educativa en América Latina - APPEAL. É professor e pesquisador do PPG em Educação na Unisinos, na linha de pesquisa Educação, Desenvolvimento e Tecnologias, membro do Grupo de Pesquisa: Mediações Pedagógicas e Cidadania. Desenvolve pesquisa sobre temáticas como educação popular, economia solidária, educação socioambiental, desenvolvimento, sustentabilidade e tecnologias; pedagogias (des)coloniais e interculturalidade críticas.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Martins de Oliveira, A., & Adams, T. (2022). EMANCIPAÇÃO DIGITAL: O OLHAR DE ESTUDANTES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 6(2), 90-101. https://doi.org/10.36524/profept.v6i2.971