A IMPORTÂNCIA DA INTERNACIONALIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

HISTÓRIA DAS AÇÕES DO CEFET/RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v6i2.964

Palavras-chave:

internacionalização, ensino médio integrado, CEFET/RJ

Resumo

A internacionalização exerce papel fundamental na troca de experiências, saberes, tecnologias e na visão multicultural. O CEFET/RJ tem uma longa trajetória em ações de internacionalização, e esta pesquisa teve como objetivo verificar os projetos realizados, por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Foram entrevistados estudantes, a fim de registrar a memória das experiências vividas, assim como gestores que atuaram na Assessoria de Convênios e Relações Internacionais da instituição, visando complementar os dados publicados até o presente. Pretende-se, com a divulgação desses resultados, sensibilizar a comunidade acadêmica para a importância de projetos de internacionalização, para que os alunos do ensino médio integrado sejam formados para o trabalho e para a vida.

Biografia do Autor

Michele Roberta Rosa e Silva, Colégio Pedro II

É aluna no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica no Colégio Pedro II. Graduou-se em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e fez Especialização no Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná. Ministrou aulas de Língua Portuguesa para estrangeiros e preparação para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Dedicou-se à revisão de textos, preparação de originais para publicação e desenvolvimento editorial. Na Administração Pública, exerceu funções no Colégio Pedro II (Rio de Janeiro) na área de Assessoria do Gabinete do Reitor e na Assessoria de Relações Internacionais. Atualmente é Secretário Executivo do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/RJ, atuando no Conselho Diretor e no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Ana Carolina Rigoni Carmo, Colégio Pedro II

Professora Titular de Filosofia do Colégio Pedro II. Atualmente leciona e orienta alunos no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e no Mestrado de Práticas em Educação Básica. Doutora pelo Programa Interdisciplinar em Educação, Arte e História da Cultura, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo), em convênio sanduíche com a Université Paris 13 ( Sorbonne Nord), onde realizou estágio durante os meses de maio a outubro de 2013, pesquisando sobre a correspondência e a arte de Paul Cézanne . Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea, na Linha de Pesquisa de Filosofia da Arte, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) e Psicologia (Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo) pela mesma instituição. 
No Colégio Pedro II, foi chefe do Departamento de Filosofia, coordenadora adjunta e pedagógica. Leciona atualmente no Ensino Médio Regular e na pós graduação.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Rosa e Silva, M. R., & Rigoni Carmo, A. C. (2022). A IMPORTÂNCIA DA INTERNACIONALIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: HISTÓRIA DAS AÇÕES DO CEFET/RJ. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 6(2), 117-131. https://doi.org/10.36524/profept.v6i2.964