TECNOLOGIA ASSISTIVA L2: ACESSIBILIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade, Ensino-Aprendizagem, Língua Portuguesa, Surdez, Tecnologia assistiva

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever o processo de concepção, construção e avaliação de uma Tecnologia Assistiva (TA) móvel para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa (L2) por surdos. A TA foi desenvolvida em três etapas: uma etapa preliminar de estudos das características e levantamento de funcionalidades, a etapa do desenvolvimento do aplicativo e, por fim, a aplicação do produto educacional. O aplicativo utiliza recursos visuais, textos escritos em L2 e vídeos em Libras para aprendizagem de L2. s resultados indicam que o aplicativo é uma estratégia pedagógica que integra as necessidades dos surdos para o aprendizado de L2. Eles ratificam que os requisitos visuais da TA, a apresentação das informações e a gamificação são estratégias de acessibilidade que estimulam a aprendizagem de L2.

Biografia do Autor

Mário André de Freitas Farias, Instituto Federal de Sergipe

Doutor em Ciências da Computação pela UFBA. Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento pela UFAL. Especialista em Análise de Sistemas pela UCAM. Professor do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Professor do ProfEPT/IFS. Lider do Grupo de Pesquisa no Desenvolvimento de Ferramentas Computacionais e Estratégias Educacionais (GRUFEE/IFS/CNPq). Secret´ário da Sociedadade Brasileira de Computação - Regional Sergipe.

Rita Souza, Universidade Federal de Sergipe

Professora da Universidade Federal de Sergipe. Pós- doutorado e doutorado em Educação pela UFBA, mestre e licenciada em pedagogia pela UFS, Membro da Sociedade Movimento dos Focolares, ABPp, SBPEE, SBHE, Pesquisadora e Líder do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva ( NUPITA/UFS), Educon/UFS. Membro fundadora da Academia Literocultural de Sergipe(ALCS).

Gilson Pereira, Instituto Federal de Sergipe

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGEd/UFS) - Brasil; Professor Efetivo do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Brasil; Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Digitais (ECult/UFS/CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa no Desenvolvimento de Ferramentas Computacionais e Estratégias Educacionais (GRUFEE/IFS/CNPq).

Alzenira Aquino de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Letras pela UFS com pesquisa na área de Análise Crítica do Discurso. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Tiradentes – UNIT. Pós-Graduação em LIBRAS pela Faculdade São Luís de França. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua para pessoas com surdez pela Universidade de Brasília - UNB. Professora da UFS. Membro do Grupo de Pesquisa em Análise e Elaboração Materiais Didáticos para o Ensino de Línguas Estrangeiras e Adicionais (GEMADELE).

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Rocha, . S. C. ., Farias, M. A. de F., Souza, R. de C. S. ., Santos Júnior, G. P. S. J., & Oliveira, A. A. de . (2021). TECNOLOGIA ASSISTIVA L2: ACESSIBILIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 5(3), 99-125. Recuperado de https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/905