Trabalho e Educação Profissional

Um Olhar Marxista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v5i2.736

Palavras-chave:

Currículo, Formação Profissional, Ensino Técnico

Resumo

No contexto de exploração da força de trabalho pelo capital, é fundamental compreender qual o papel da formação de trabalhadores. Nesse sentido, o presente artigo busca discutir o conceito de Trabalho apresentado pelos currículos prescritos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) brasileira, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos desenvolvidos por Karl Marx. Os documentos curriculares apontam para uma tentativa de superação da dualidade entre a formação propedêutica e a formação profissional técnica, além de apresentar o conceito de trabalho como fundamento essencial do sujeito enquanto ser ontológico, histórico e social. Porém, o currículo é pensado em uma lógica mercadológica, que entende a formação profissional enquanto meio de atender às demandas econômicas, que reproduza e mantenha o status quo do capital, não condizendo nesse sentido, com a ideia de trabalho apresentada pelos documentos normativos da EPTNM.

Biografia do Autor

Bianca Rafaela Boni, UNESP

Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - campus de Ilha Solteira. Mestra e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP, câmpus de Bauru. Membro do "Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC)".

Harryson Júnio Lessa Gonçalves, UNESP

Livre-docente em Didática e Currículo (2019) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP; doutor em Educação Matemática (2012) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP; pedagogo (2002) e mestre em. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS (bolsista: CNPq). É Professor Associado da Faculdade de Engenharia da UNESP - campus de Ilha Solteira -, sendo credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Faculdade de Ciências de Bauru - UNESP) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos (FEIS/UNESP). Exerce a função de vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos formativos. Na UNESP lidera o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação - GEPAC

Joana Ines Novaes, UNESP

Pedagoga pela Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível. Mestra pelo Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu: Ensino e Processos Formativos (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal), linha de Educação Matemática. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP, câmpus de Bauru. Membro do "Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC)". Assistente Técnico de Educação Infantil, no Departamento de Formação da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto

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Publicado

2021-09-24

Como Citar

Rafaela Boni, B., Júnio Lessa Gonçalves, H., & Ines Novaes, J. (2021). Trabalho e Educação Profissional: Um Olhar Marxista. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 5(2), 21-41. https://doi.org/10.36524/profept.v5i2.736