FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES INDEXADAS PELA SCIELO

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Profissional, Revisão bibliográfica

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar um panorama da literatura em formação de professores da educação profissional, contribuindo para identificar posturas arraigadas e revelar oportunidades de pesquisa. A metodologia empregada é a revisão sistemática narrativa de publicações indexadas pela base de dados Scielo. Revela-se que predomina uma definição formalista e jurídica de educação profissional, um intenso isolamento teórico em relação aos estudos de educação superior e políticas públicas e um favorecimento especulativo da formação pedagógica dos professores da educação profissional. Sugere-se maior amplitude bibliográfica e emprego de evidências podem ser essenciais para avivar a pesquisa na formação de professores para a educação profissional.

Biografia do Autor

Camilo Oliveira Prado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Sertãozinho

É técnico em assuntos educacionais do Instituto Federal de São Paulo, com experiência na área de educação. Possui graduação em Historia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). É estudante de bacharelado em ciências contábeis pelo Centro Universitário Internacional e mestrando no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

Andre Luis Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Sertãozinho

Professor do Instituto Federal de São Paulo, na área de elétrica e computação, trabalhando com áreas de pesquisa em Machine Learning, Acionamentos de Máquinas Elétricas, Cloud Computing, Automação Inteligente e Produção de Recursos Educacionais para EPT. Doutor (2019) e mestre (2014) em Engenharia Elétrica na área de Concentração de Sistemas Dinâmicos pela Universidade de São Paulo (USP), graduação em Engenharia Mecatrônica (2007) pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou como engenheiro na empresa Siemens Ltda nas divisões de automação de processos e acionamentos, fábrica digital e gerenciamento de energia (2007-2016)

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC nº 856 de 17/09/2018. 

Downloads

Publicado

2023-08-08

Como Citar

Prado, C. O., Castaman, A. S., Dias, A. L., & Vieira, J. de A. (2023). FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES INDEXADAS PELA SCIELO. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 7(1), 10-22. Recuperado de https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1074