AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE DISCENTES SURDOS NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

EVALUATION OF LEARNING OF DEAF DENTISTS IN THE PORTUGUESE LANGUAGE SUBJECT IN INTEGRATED HIGH SCHOOL ABSTRACT

Autores

  • Roberta Gomes Universidade Federal do Piauí
  • Fabio Freire de Oliveira
  • Vitor Prates Lorenzo

Palavras-chave:

Manual de Orientação, Intérprete de Libras, Práticas Avaliativas

Resumo

A avaliação da aprendizagem é um tema que ainda provoca dúvidas, principalmente quando se precisa avaliar um estudante surdo. Pensando neste aspecto, nossa pesquisa buscou investigar as práticas avaliativas dos professores de Língua Portuguesa que atuam com alunos surdos no Instituto Federal do Piauí. A pesquisa foi de cunho qualitativo e teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram que os docentes compreendem a necessidade de uma avaliação da aprendizagem adequada às necessidades linguísticas dos alunos surdos, mas não sabem como construir este instrumento; os discentes surdos sentem dificuldades no momento da realização da avaliação da aprendizagem e os Intérpretes Educacionais não compreendem o seu real papel.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

Gomes, R., Freire de Oliveira, F., & Prates Lorenzo, V. (2021). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE DISCENTES SURDOS NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: EVALUATION OF LEARNING OF DEAF DENTISTS IN THE PORTUGUESE LANGUAGE SUBJECT IN INTEGRATED HIGH SCHOOL ABSTRACT. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 5(3), 142-162. Recuperado de https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1069