SEGURANÇA NO TRABALHO EM AMBIENTES ESCOLARES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM CASO DO INSTITUTO FEDERAL

Autores

  • Helio Ricardo Duarte Portela Instituto Federal do Espírito Santo
  • Sergio Luiz Braga França Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v3i02.59

Palavras-chave:

Segurança do trabalho, Gestão, SESMT, CIPA, Psicologia do trabalho

Resumo

A temática “Gases”, no contexto do efeito estufa, foi desenvolvida em aulas experimentais de química do Ensino Médio, visando a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Monitorados por um professor de química, alunos do curso de licenciatura em química planejaram aulas práticas, que foram ministradas no laboratório de ciências da escola estadual com uso de materiais alternativos e industrializados. Oito turmas do 2º ano do ensino médio participaram deste estudo. A estratégia de ensino produziu a articulação dos conteúdos programáticos trabalhados em sala de aula de forma teórica com a prática, a partir das observações e as evidências dos resultados experimentais obtidos pelos alunos do ensino médio.

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Publicado

2019-09-23

Como Citar

Duarte Portela, H. R., & Braga França, S. L. (2019). SEGURANÇA NO TRABALHO EM AMBIENTES ESCOLARES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM CASO DO INSTITUTO FEDERAL. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 3(02), 53-67. https://doi.org/10.36524/dect.v3i02.59

Edição

Seção

Artigos