UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM JOGOS AFRICANOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE SERRA DO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Beatriz Cezar Muller Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v3i01.47

Palavras-chave:

Jogos pedagógicos, Educação matemática, Relações étnico raciais

Resumo

Este trabalho consistiu no estudo do planejamento do curso sobre educação para as relações étnico raciais promovido pela Comissão de Estudos Afro-brasileiros - CEAFRO, para professores da educação básica no município da Serra?ES, ocorrido no ano de 2012, com base na Lei Federal No. 10.639/2003, Lei Federal No. 11.645/2008 e nas diretrizes curriculares que trata da educação das relações étnico raciais. Por meio do jogo pedagógico Yoté e Oware, buscou-se apresentar algumas riquezas dos povos africanos focando o olhar da matemática, confeccionado por tabuleiro e regras de jogo. Por meio de oficinas pedagógicas, foi possível apresentar elementos importantes para formação de crianças, tais como a criatividade e a simplicidade dessas atividades, além de conceitos matemáticos e geométricos, o que permite ser trabalhado com crianças e adolescentes utilizando materiais de fácil aquisição.

Downloads

Publicado

2019-09-19

Como Citar

Cezar Muller, B. (2019). UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM JOGOS AFRICANOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE SERRA DO ESPÍRITO SANTO. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 3(01), 42-52. https://doi.org/10.36524/dect.v3i01.47

Edição

Seção

Artigos