A MOSTRA CULTURAL “GENTE E CORPO”: DIVULGANDO A CIÊNCIA E DESENVOLVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Rodolfo Moura Pereira Instituto Federal do Espírito Santo
  • Carlos Roberto Pires Campos Instituto Federal do Espírito Santo
  • Marcelo Borges Rocha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v6i04.182

Palavras-chave:

Mostra cultural, Práticas pedagógicas, Divulgação científica, Ensino de ciências

Resumo

As feiras escolares configuram-se como eventos de divulgação cientifica e objetivam difundir o conhecimento científico no ambiente escolar, para a comunidade em geral. As teorias relacionadas à produção e à divulgação da ciência nos permitem construir a ideia de uma Mostra Cultural que destaca não só conteúdos das ciências como também de outras áreas. Este artigo busca destacar a relevância social da Mostra Cultural, como evento de divulgação científica, destacando seu potencial na promoção da alfabetização científica dos atores escolares. Para tanto, traz para o centro do palco alunos e professores, tornando-os protagonistas do processo de divulgação do conhecimento científico. Como resultado foi possível apontar avanços significativos na alfabetização científica de alunos, com relação ao conhecimento sobre seu corpo e destacar junto à equipe de professores a relevância de eventos de divulgação científica com vistas à socialização da ciência.

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Publicado

2019-10-07

Como Citar

Moura Pereira, R., Pires Campos, C. R., & Borges Rocha, M. (2019). A MOSTRA CULTURAL “GENTE E CORPO”: DIVULGANDO A CIÊNCIA E DESENVOLVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 6(04), 138-171. https://doi.org/10.36524/dect.v6i04.182

Edição

Seção

Artigos