MEDIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • GIOVANI ZANETTI NETO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • CRISANE AQUINO MENEGHEL
  • DREAN GUEDIS DA SILVA DOS ANJOS
  • KRISTIAN KARLA INÁCIO DE SOUZA MORAES

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v12i1.1713

Palavras-chave:

Teoria histórico cultural, Ensino de ciências., Mediação, SSequencia de conteúdos.

Resumo

As propostas educacionais que se orientam pela mediação dos processos de ensino e aprendizagem surgiram em oposição às teorias behavioristas da aprendizagem. A partir da análise de artigos da área de ensino de ciências sobre atividades didáticas, observou-se uma lacuna no que diz respeito à fundamentação teórica sobre mediação. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi refletir sobre o conceito de mediação a partir da teoria histórico-cultural buscando uma definição que embase sua apropriada utilização no ensino de ciências. Defende-se o entendimento da mediação como uma ação complexa, que envolve interação social e mediação semiótica. Por fim, é proposto para o ensino de ciências um esquema de referência para uma ação mediada baseada em sequência de conteúdos.

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Publicado

2022-08-25

Como Citar

ZANETTI NETO, G., AQUINO MENEGHEL, C., GUEDIS DA SILVA DOS ANJOS, D., & KARLA INÁCIO DE SOUZA MORAES, K. (2022). MEDIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 12(1). https://doi.org/10.36524/dect.v12i1.1713

Edição

Seção

Ensaios