ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS ADOTADAS NAS ATIVIDADES PRÁTICAS EM GASTRONOMIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Guilherme Henrique Koerich Universidade Federal de Santa Catarina
  • Araci Hack Catapan Universidade Federal de Santa Catarina
  • Silvana Graudenz Müller Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Fabiana Mortimer Amaral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Gustavo Adolfo Maresch Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Palavras-chave:

Educação Científica e Tecnológica, Tecnologias Educacionais, Ensino Remoto Emergencial, Modelo Pedagógico, Gastronomia

Resumo

Esta pesquisa objetiva identificar as estratégias educacionais adotadas pelo curso superior de tecnologia em gastronomia do Instituto Federal de Santa Catarina para viabilizar aulas práticas não presenciais durante a pandemia. Para isso, foi realizado um grupo focal online com professores do referido curso. Participaram docentes com formações em diferentes áreas do conhecimento, com ampla experiência nacional e internacional na área de gastronomia, alto grau de escolaridade, e com atuação profissional em diferentes níveis educativos. Com os resultados obtidos foram identificados e descritos três modelos pedagógicos para viabilizar aulas práticas remotas. Estes modelos utilizam de aula síncrona com preparações culinárias em tempo real ou gravadas previamente. Assim como, nas aulas assíncronas os estudantes exercitam as habilidades e técnicas demonstradas na aula síncrona. Ambos os modelos utilizam os mesmos ambientes virtuais de aprendizagem, e diferentes estratégias de avaliação e retomada. De modo geral, os participantes sinalizaram um alto engajamento do grupo docente em viabilizar as aulas práticas remotas, superando as limitações e dificuldades oriundas do novo formato. Restrições institucionais para viabilizar o ensino remoto emergencial foram indicadas como um fator a ser revisto. E dificuldades de simulação da prática profissional, a qual requer estrutura física e equipamentos adequados, mostraram-se indisponíveis no domicílio dos docentes e estudantes. Considera-se que a implementação do ensino remoto em aulas práticas obteve êxito em muitos aspectos, possibilitou a formação em trabalho dos professores e gerou novas alternativas para viabilizar tais aulas, tendo em vista algumas restrições que persistem já no ensino presencial.

Biografia do Autor

Araci Hack Catapan, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, nos Programas de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) e Educação (PPGE). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas. Mestra em Educação pela UFSC. Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC. Especialista em Currículo e Filosofia pela PUC/MG. Pós doutorado pela Universidade UMINHO. É consultora para os sistemas UAB/CAPES e Rede e_Tec Brasil. Coordenadora do núcleo de Pesquisa Científica em Educação a Distância (CNPq). Participa do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão na Educação (CNPq). Coordena o núcleo de ensino pesquisa e extensão ATELIERTCD/CED/UFSC e os Projetos de pesquisa Currículo Referência para o Sistema e-Tec Brasil; metodologias e experiências exitosas na implementação da Rede e-Tec: Objetos Digitais de Ensino-aprendizagem. Participa como Pesquisadora no projeto de certificação de tecnologias educacionais/SEB/MEC. Líder do Laboratório de Habitats de Inovação e Empreendedorismo (CNPq).

Silvana Graudenz Müller, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Professora titular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Possui graduação em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul. Mestra em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Coordenadora do Núcleo de Estudos em Patrimônio, Gastronomia e Cultura (CNPq). Participa como representante do IFSC no grupo gestor da chancela de Florianópolis cidade UNESCO da Gastronomia.

Fabiana Mortimer Amaral, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Professora efetiva no Instituto Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Farmácia - Bioquímica Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra em Química Orgânica (UFSC). Doutora em Química Analítica (UFSC). Coordenadora do Núcleo de Estudos em Gastronomia (CNPq).

Gustavo Adolfo Maresch, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Professor efetivo no Instituto Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Gastronomia pela Universidade do Vale do Itajaí. Mestrado em Turismo e Hotelaria (UNIVALI).

Downloads

Publicado

2023-05-16

Como Citar

Koerich, G. H., Hack Catapan, A., Graudenz Müller, S., Mortimer Amaral, F. ., & Adolfo Maresch, G. . (2023). ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS ADOTADAS NAS ATIVIDADES PRÁTICAS EM GASTRONOMIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 12(1). Recuperado de https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1707

Edição

Seção

Artigos