METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Renato Centro Universitário Maurício de Nassau
  • Nádson Araújo dos Santos Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v12i1.1673

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Metodologias Ativas de Aprendizagem, Revisão Sistemática da Literatura (RSL)

Resumo

O presente estudo, desenvolvido no âmbito do Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), define por objetivo realizar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) de pesquisas realizadas nos últimos cinco anos (2017-2021), no Brasil, disponibilizadas na Base Digital Brasileira de Teses e Dissertações, que apresentem como objetos de investigação as Metodologias Ativas de Aprendizagem aplicadas a Educação Profissional e Tecnológica, e com isso, contribuir com o conhecimento sobre a inserção, ou não, das Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para isso, realizamos um diálogo teórico sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem e suas relações com a educação profissional e discorremos sobre algumas das metodologias ativas que se desvelaram nos dados da pesquisa, são elas: aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, entre outras. Tratou-se de uma pesquisa do tipo RSL de abordagem quanti-qualitativa. Os resultados demonstraram que apesar de haver um número significativo de trabalhos realizados nos últimos cincos que tinham como objeto de investigação as metodologias ativas, apenas 17 deles foram realizados no âmbito da EPT. Isso nos leva a inferir que há um gap de estudos que objetivassem essa relação. O que desvela a necessidade de maior engajamento na comunidade científica a respeito do estudo de tais metodologias no âmbito da EPT.

Biografia do Autor

Renato, Centro Universitário Maurício de Nassau

Doutor em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Docência na Educação Profissional pelo Instituto Federal de Alagoas.. Docente do Centro Universitário Maurício de Nassau. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7357007301267211.

Nádson Araújo dos Santos, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Professor Adjunto da Universidade Fedeal do Acre. Pesquisado do Geupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas da Leitura, da Literatura e da Escrita (Gellite). Lattes: http://lattes.cnpq.br/6038242905803170.

Downloads

Publicado

2022-08-25

Como Citar

Américo de Araújo Neto, R., & Araújo dos Santos, N. (2022). METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 12(1). https://doi.org/10.36524/dect.v12i1.1673

Edição

Seção

Artigos