ASTROBIOLOGIA, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

  • José Euripedes Bezerra Brito Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba
  • Ricardo Roberto Plaza Teixeira Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v12i1.1570

Palavras-chave:

Aprendizagem, Vida, Água, Habitabilidade, Temperatura

Resumo

O principal objetivo deste artigo é refletir sobre as possibilidades interdisciplinares do trabalho educacional com tópicos relacionados à área da Astrobiologia, de modo a contribuir com o aperfeiçoamento da educação científica, principalmente junto a estudantes do ensino fundamental e médio. A sua base de fundamentação teórica foi estabelecida a partir da leitura e síntese de artigos publicados em revistas científicas, trabalhos apresentados em congressos acadêmicos e livros sobre diversos temas associados à área da Astrobiologia. São analisadas as condições de habitabilidade que planetas e satélites precisam ter para abrigar a vida, como a conhecemos, com uma especial ênfase para as propriedades que tornam a água líquida propícia para o desenvolvimento de processos biológicos. São investigados também os fatores que contribuíram para o surgimento e a continuidade da vida na Terra por bilhões de anos. As possibilidades para a inserção de temas de Astrobiologia em atividades de ensino que fomentem a educação científica são também investigadas e avaliadas. São sugeridos recursos didáticos e fontes de informação sobre Astrobiologia e áreas afins para, por exemplo, colaborar com educadores que pretendam elaborar sequências didáticas sobre este assunto.

Biografia do Autor

José Euripedes Bezerra Brito, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba

Graduando do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba.

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba

Licenciado e Bacharel em Física pela UNICAMP (1984), Licenciado e Bacharel em História pela USP (2000), Mestre em Física pela USP (1988), Doutor em Física pela USP (1996) e Professor Titular do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba.

Downloads

Publicado

2022-08-25

Como Citar

Brito, J. E. B., & Teixeira, R. R. P. (2022). ASTROBIOLOGIA, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINARIDADE. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 12(1). https://doi.org/10.36524/dect.v12i1.1570

Edição

Seção

Ensaios