METACOGNIÇÃO E SUAS FERRAMENTAS PARA O APRENDIZADO

Autores

  • César Silva Xavier Instituto Federal do Espírito Santo
  • Mauricio Abreu Pinto Peixoto Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luciana Lima de Albuquerque da Veiga Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v10i2.1337

Palavras-chave:

Metacognição, Autorregulação, Estratégias, Ensino, Metacognitivas

Resumo

Considerando a relevância do pensamento reflexivo em qualquer nível educacional, este ensaio teórico reflexivo objetiva desvelar considerações sobre a metacognição e particularmente suas ferramentas como recurso de apoio ao professor e ao aprendizado do estudante. O método adotado incluiu um levantamento bibliográfico cujas fontes foram organizadas de modo a permitir o desenvolvimento de uma discussão sobre as características gerais e funcionais da metacognição e sua relação com o ambiente educacional. Conclui-se que o pensamento metacognitivo promove benefícios educacionais como tomada de consciência sobre os processos cognitivos e capacidade de autorregulação do aprendizado. No entanto o desenvolvimento dessas habilidades depende na maioria dos casos de mediação exercida pelo docente. Uma forma de mediação proposta neste estudo corresponde à utilização de estratégias de ensino metacognitivas (EEM) capazes de conectar a instrução dos conteúdos científicos ao desenvolvimento do pensamento metacognitivo e a autorregulação da aprendizagem.

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Publicado

2021-08-20

Como Citar

Silva Xavier, C., Abreu Pinto Peixoto , M. ., & Lima de Albuquerque da Veiga, L. (2021). METACOGNIÇÃO E SUAS FERRAMENTAS PARA O APRENDIZADO. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 10(2). https://doi.org/10.36524/dect.v10i2.1337