A CONSTITUIÇÃO DE SI EM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO: ARTICULAÇÕES ENTRE SUBJETIVIDADE, GOVERNAMENTALIDADE E NEOLIBERALISMO

Autores

  • Breno Lima Rodriguez Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcia Bastos de Sá Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Gustavo de Oliveira Figueiredo Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v10i2.1336

Palavras-chave:

Processos de Subjetivação, Subjetividade Docente, Governamentabilidade, Neoliberalismo, Ensino Médio Técnico Integrado

Resumo

Neste trabalho, debruçamo-nos sobre as formas pelas quais alguns docentes do ensino básico técnico e tecnológico (EBTT) criam seus itinerários de construção de si por meio da possibilidade de vislumbrar seus processos de subjetivação e a influência deles, se houver, nas relações tecidas pelos docentes entre suas trajetórias pessoais e de formação e de trabalho tendo como base metodológica as conversações estimuladas por um roteiro de entrevista semidiretiva. Trazemos relatos que nos chamaram a atenção desde sua produção pelos dez professores de uma escola federal que já atuaram, ou ainda atuam, no ensino médio integrado ao técnico. Como arcabouço teórico para conversar com nossos parceiros de pesquisa adotaremos o pensamento de Michel Foucault e Félix Guattari, usando como recorte para a discussão as técnicas de sujeição impostas pela governamentalidade neoliberal e os enfrentamentos com os quais os docentes se deparam.

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Publicado

2021-08-20

Como Citar

Lima Rodriguez, B., Bastos de Sá, M., & de Oliveira Figueiredo, G. (2021). A CONSTITUIÇÃO DE SI EM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO: ARTICULAÇÕES ENTRE SUBJETIVIDADE, GOVERNAMENTALIDADE E NEOLIBERALISMO. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 10(2). https://doi.org/10.36524/dect.v10i2.1336