CONTEXTUALIZAÇÃO DOS ASPECTOS SOCIOAMBIENTAIS SOBRE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS À LUZ DOS CONCEITOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

Autores

  • Rodrigo dos Passos Faria Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Alexandre Maia do Bomfim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Maylta Brandão dos Anjos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Giselle Rôças Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1273

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Catadores de Material Reciclável, Aspectos Socioambientais

Resumo

Este artigo se estrutura a partir do olhar que lançamos aos aspectos socioambientais analisados a partir de entrevistas de catadores de materiais recicláveis. Discutimos como esses se observam em relação ao ambiente e se veem dentro dele, contextualizando os aspectos socioambientais à luz dos conceitos da educação ambiental crítica, a partir do levantamento de relatos dos catadores entrevistados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como participantes cinco catadores que estiveram presentes à VI Expo Catadores, São Paulo. Entre os resultados, observamos que eles têm, nessa atividade de trabalho, a única forma de garantir sobrevivência de suas famílias. Entretanto, a despeito da importância do trabalho, nos relatos desses sujeitos, o impacto econômico da reciclagem poucas vezes é adequadamente estimado, porque tido como atividade "sem estruturação", é a etapa essencial para fortalecimento da categoria, esta que se organiza em cooperativas de catadores de material reciclável e em associações.

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Publicado

2021-08-02

Como Citar

dos Passos Faria, R., Maia do Bomfim, A., Brandão dos Anjos, M., & Rôças, G. (2021). CONTEXTUALIZAÇÃO DOS ASPECTOS SOCIOAMBIENTAIS SOBRE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS À LUZ DOS CONCEITOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 9(01). https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1273

Edição

Seção

Artigos