PROFESSOR SIDNEI QUEZADA

O ENGENHEIRO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

  • Antonio Sgarbi Instituto Federal do Espírito Santo
  • Sabrine Lino Pinto Instituto Federal do Espírito Santo
  • Maria das Graças Ferreira Lobino Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v11i01.1079

Palavras-chave:

Sidnei Quezada Meireles Leite, Educação em ciências, Instituto Federal do Espírito Santo

Resumo

Com o objetivo de homenagear o professor Sidnei Quezada Meireles Leite, este texto descreve uma breve memória de sua vida, contemplando o relato da sua infância e sua dedicação aos estudos, perpassando pelas suas conquistas profissionais e acadêmicas, em especial na Fundação Osvaldo Cruz e na Universidade Federal do Rio de Janeiro e sua vinda para o Instituto Federal do Espírito Santo, além da realização dos seus estágios Pós-doutoral em Educação pela Universidade Nacional de Brasília e pela Universidade de Aveiro – Portugal. Se caracteriza como uma narrativa biográfica com base em entrevista realizada com uma de suas irmãs, com consultas a documentos, descrições de mensagens enviadas via aplicativos de celular, e-mail ou rede social e a recordação dos autores em momentos vivenciados com ele. Como decorrência, considera-se uma maneira de se perpetuar ao grupo de professores, colegas, alunos e ex-alunos o seu legado como um engenheiro da educação em ciências.

Biografia do Autor

Sabrine Lino Pinto, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutorado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil(2019)
Bibliotecária-documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo , Brasil

Maria das Graças Ferreira Lobino, Instituto Federal do Espírito Santo

ossui larga experiência em docência no Ensino Superior e na Educação Básica, bem como na formulação e no desenvolvimento de projetos em políticas públicas nas áreas da educação socioambiental formal e não formal, gestão escolar participativa e Ensino de Ciências na abordagem CTSA. Atualmente é professora EBTT do Centro de Referência em Formação e Educação EaD (CEFOR)/IFES,onde coordena o projeto de Extensão ?Alfabetização Científica no contexto da sustentabilidade socioambiental da cidade de Vitória? fruto de suas pesquisas. É Líder do Grupo de Pesquisa "Coletivo de Estudos e Pesquisas em Educação, Ambiente e Sociedade", e membro do "Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Científica e Movimento CTSA" e do Grupo de Estudo e Pesquisa "História e Filosofia da Ciência"/ifes e do Laboratório de Gestão da Educação Básica/LAGEBES-Ufes). Desenvolve e orienta pesquisas na Área do Ensino de Ciências da Natureza, Gestão Escolar e Educação socioambiental. Mestre pelo PPGE/ufes na linha da Formação e práxis docente onde cursou duas Licenciaturas e Especialização pela mesma instituição. Em 2010, defendeu tese de doutorado pela Universidad Autónoma de Asunción/UAA, revalidada em 2014 pela UFAL. É filiada à ABRAPEC, SBPC e ANPAE. Atua na área ambiental do Centro Latino-americano de Intergración e Cooperación.

Downloads

Publicado

2022-08-25

Como Citar

Sgarbi, A., Pinto, S. L., & Lobino, M. das G. F. (2022). PROFESSOR SIDNEI QUEZADA: O ENGENHEIRO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS . Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 11(01). https://doi.org/10.36524/dect.v11i01.1079

Edição

Seção

Artigos