UM OLHAR SOBRE OS RESULTADOS BRASILEIROS NO PISA 2015: POSSIBILIDADES DE SE REFLETIR SOBRE PROBLEMAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E À FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS

Autores

  • Marcos Gervânio de Azevedo Melo Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v8i01.1051

Palavras-chave:

PISA 2015, Área de ciências, Conhecimentos epistemológico e procedimental, Formação inicial do professor de ciências

Resumo

O objetivo desse estudo é analisar os resultados do PISA 2015, na área de ciências, buscando desvelar dados que justifiquem a necessidade de um curso de formação de professores de ciências, vislumbrando melhorar os seus desempenhos no que se refere à promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica dos seus alunos. Especificamente, busca-se verificar desempenhos dos alunos brasileiros em relação aos participantes dos demais países, bem como em relação ao comparativo entre os estados da federação, na área de ciências. Os países cujos estudantes apresentaram menor dificuldade, em relação ao conhecimento epistemológico, conseguiram que seus alunos minimizassem as dificuldades em relação aos conhecimentos de conteúdo e procedimental. Assim, a formação inicial do professor de ciências precisa se impregnar de conhecimentos epistemológicos e procedimentais, pois do contrário a ciência continuará sendo trabalhada na escola como se fosse um objeto de descoberta, um conhecimento pronto, acabado, imutável, inquestionável e, principalmente desinteressante.

Downloads

Publicado

2021-02-12

Como Citar

Gervânio de Azevedo Melo, M., Danhoni Neves, M. C., & de Carvalho Rutz da Silva, S. (2021). UM OLHAR SOBRE OS RESULTADOS BRASILEIROS NO PISA 2015: POSSIBILIDADES DE SE REFLETIR SOBRE PROBLEMAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E À FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 8(01). https://doi.org/10.36524/dect.v8i01.1051

Edição

Seção

Artigos