ENSINO INTEGRADO E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE ENTREVISTAS COM ESTUDANTES

Autores

  • Fábio Ramos da Silva
  • Marcos Cesar Danhoni Neves

Resumo

O ensino médio integrado é um itinerário formativo nacional que busca a superação da formação
técnica e geral tradicionais, por meio de uma formação que une conhecimentos canônicos e
profissionais. O ensino de ciências CTS é uma concepção de ensino que procura superar a
educação científica tradicional, provocando uma mudança nos objetivos educacionais desta. O
objetivo desse trabalho é apontar algumas questões do ensino integrado que podem estar
associadas com preocupações CTS, o que justificaria a colaboração entre esses dois campos. Para
isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com aplicação de entrevistas a quatorze jovens
que frequentam um curso integrado, cujo resultados foram submetidas a uma análise crítica. O
ensino integrado demanda principalmente, na visão dos estudantes, um ensino mais centrado nos
estudantes, renegociações curriculares e mais integração de conteúdos e pessoas; defende-se
que essas questões são preocupações relevantes da educação científica CTS, de modo que, a
educação CTS poderia vir a colaborar para o projeto do ensino integrado.

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Publicado

2021-10-13

Como Citar

da Silva, F. R. ., & Danhoni Neves, M. C. (2021). ENSINO INTEGRADO E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE ENTREVISTAS COM ESTUDANTES. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 8(03). Recuperado de https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1438

Edição

Seção

Artigos