EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DA REDE FEDERAL: INTEGRAÇÃO CURRICULAR MEDIADA POR DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES

Autores

  • Lidiane Picoli Lima Instituto Federal do Espírito Santo
  • Paula Ramos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Elsa Maria Ferro Ribeiro-Silva Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v10i2.1342

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Integração Curricular, Educação Física

Resumo

O presente artigo objetiva identificar perspectivas e desafios da Educação Física na promoção da integração curricular nos cursos técnicos de nível médio. Realizou-se uma revisão de literatura em produções acadêmico-científicas (artigos, dissertações e teses), com o recorte de tempo entre os anos de 2008 e 2020, por tratar o período desde a constituição do Instituto Federal até a atualidade. Tal estudo se torna relevante ao destacar aproximações e distanciamentos de caráter teórico-prático na Educação Física da rede. Com base nos resultados, pode-se considerar as concepções teóricas e os conteúdos, sugeridos nos documentos institucionais e presentes nas práticas docentes, como fatores relevantes para desenvolver a integração, a depender das ações e objetivos de ensino traçados pelos professores, os quais podem ser consequentes e imbricados com sua formação docente, a estrutura disponível para o trabalho e a metodologia de aula.

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Publicado

2021-08-20

Como Citar

Picoli Lima, L., Ramos, P. ., & Ferro Ribeiro-Silva, E. M. (2021). EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DA REDE FEDERAL: INTEGRAÇÃO CURRICULAR MEDIADA POR DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES . Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 10(2). https://doi.org/10.36524/dect.v10i2.1342