EDUCAÇÃO BASEADA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: DESAFIOS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Autores

  • Rodolfo Ângelo Correia Gerstenberger Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Maria de Fátima Ramos de Andrade Universidade Presbiteriana Mackenzie / Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Silvana de Carvalho Arantes Loutfi Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v11i01.1225

Palavras-chave:

Desenvolvimento de competências, Ensino técnico, Avaliação, Revisão da literatura

Resumo

Neste artigo, apresenta-se um levantamento bibliográfico de  dissertações e teses que tratam do processo de avaliação baseado no desenvolvimento de competências, no contexto do Ensino Técnico. Para tal, recorreu-se à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD-IBICT), utilizando os seguintes descritores: avaliação, competências e Ensino técnico. O levantamento considerou as produções realizadas de 2010 até 2020, nas áreas de Ciências Humanas e Educação. Foram encontrados oito trabalhos relacionados ao objeto em estudo, e mais um trabalho de 2007, identificado antes do filtro dos 10 anos e que mantinha considerável relação com o tema aqui abordado. Após o estudo das pesquisas selecionadas, concluiu-se  que dificuldades diversas ainda são encontradas pelos docentes em um processo avaliativo de formação por competências, o que denota a necessidade de maior aprofundamento nos estudos  e processos que levem à formação contínua do docente

Biografia do Autor

Rodolfo Ângelo Correia Gerstenberger, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professor de nível técnico nos cursos de Administração, Logística e Recursos Humanos do Centro Paula Souza em disciplinas diversas voltadas a gestão empresarial, marketing, relações humanas, liderança e motivação e trabalho de conclusão de curso. Mestrando no programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Pós graduado lato sensu em Gestão Educacional pela Faculdade de Tecnologia Termomecanica (2020), possui licenciatura plena para docência em ensino médio e técnico pelo programa especial de formação pedagógica do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza-SP (2016), pós graduado lato sensu em Gestão do Relacionamento com o Cliente pelo Centro Universitário SENAC (2014), graduado em Processos Gerenciais pela Faculdade de Tecnologia Termomecânica (2008). Na área da educação além da experiência docente possui experiência de 6 anos como Coordenador de Curso bem como participação ativa em atividades gerais da gestão escolar. Além da área acadêmica possui experiência empresarial na área de gestão da qualidade com foco em produto e processo, gestão de suprimentos com desenvolvimento de fornecedores e na área comercial com foco em relacionamento. Mecânico de Usinagem e Ferramenteiro de dispositivos pelo SENAI. Fluente no idioma inglês devido experiências internacionais ocorridas na Inglaterra e Irlanda, e fala um pouco do idioma alemão.

Maria de Fátima Ramos de Andrade, Universidade Presbiteriana Mackenzie / Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Comunicação Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, (multi)letramentos e praticas pedagógicas. Integra a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro associada do World Education Research Association (Wera). Group: International Research Networks (IRNs). Didactics ? Learning and Teaching.

Silvana de Carvalho Arantes Loutfi, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de São Bernardo do Campo (2012). Atualmente é professora de educação básica da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Permanente

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Publicado

2022-08-25

Como Citar

Gerstenberger, R. Ângelo C. ., Ramos de Andrade, M. de F., & Loutfi, . S. de C. A. (2022). EDUCAÇÃO BASEADA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: DESAFIOS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 11(01). https://doi.org/10.36524/dect.v11i01.1225

Edição

Seção

Artigos