IMPACTOS DE DIFERENTES AMBIENTES DE ENSINO SOBRE A MEMÓRIA DE CURTO E DE LONGO PRAZO

Autores

  • Fernando Pinto Lopes Instituto Federal do Espírito Santo
  • Maria Alice Veiga Ferreira de Souza Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v8i02.1101

Palavras-chave:

Ambientes de ensino, Memória, Verminoses, Curto prazo, Longo prazo

Resumo

Memória e aprendizagem estão relacionadas, pois, o conteúdo aprendido deve fixar-se nas bases neuronais para ser recuperado durante ações futuras. É importante que o professor compreenda o comportamento da memória humana para utilizá-los com eficiência e aprimorar suas estratégias pedagógicas. Este estudo verificou os impactos da utilização de ambientes alternativos de ensino para a memorização de palavras relacionadas ao conteúdo de verminoses comparando-os com o ambiente de sala de aula convencional e o desempenho da memória de longo prazo nesses espaços. Pelo lado qualitativo, os participantes das aulas na sala de multimeios e no laboratório de ciências foram mais eficientes em recordar, em longo prazo, conteúdos da aula com maior autonomia e riqueza de informações do que aqueles da aula convencional. Quantitativamente, não houve diferenças significativas entre os três ambientes de ensino, apesar de o ambiente convencional ter apresentado perdas menores de informações do curto para o longo prazo.

Downloads

Publicado

2021-03-03

Como Citar

Pinto Lopes, F., & Veiga Ferreira de Souza, M. A. (2021). IMPACTOS DE DIFERENTES AMBIENTES DE ENSINO SOBRE A MEMÓRIA DE CURTO E DE LONGO PRAZO . Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 8(02). https://doi.org/10.36524/dect.v8i02.1101

Edição

Seção

Artigos