Uma ferramenta para ajudar na gestão universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v5i1.746

Palavras-chave:

Avaliação; Educação Superior; Gestão Universitária; Experiência de Usuário.

Resumo

Este artigo apresenta uma plataforma que possibilita realizar, em tempo real, a coleta de dados relacionados à experiência dos discentes com o ambiente acadêmico. A plataforma tem como base a submissão de perguntas aos alunos nos seus smartphones e o armazenamento das respostas numa base de dados. Desta forma, os responsáveis pelo controle da qualidade acadêmica ou os próprios professores podem acompanhar a percepção dos alunos com relação às ações metodológicas adotadas, melhorias na infraestrutura dos cursos e da própria universidade. Para verificar as potencialidades da plataforma foi realizado um experimento durante dois meses com 147 discentes. Com os resultados apresentados, é possível perceber que o uso de técnicas de medição da experiência do usuário, quando praticadas dentro do contexto educacional, atrelada a tecnologias, revelam resultados ricos para decisões dos gestores acadêmicos.

Biografia do Autor

Artur Kronbauer, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Ciência da Computação, na área de Interação Humano-Computador pela Universidade Federal da Bahia (UFBA - 2013), mestre em Informática, na área de Redes de Computadores pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 1998) e graduado em Ciência da Computação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ - 1993). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Professor Adjunto da Universidade Salvador (UNIFACS). Integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação (PPGCOMP - UNIFACS) e do corpo docente do Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC - UNEB). Suas áreas de interesse são: Interação Humano-Computador, Usabilidade para Dispositivos Móveis, Avaliação da Experiência do Usuário (User eXperience - UX), Interações Naturais, Computação Ubíqua e Pervasiva, Ambientes Inteligentes, Educação e Novas Tecnologias.

Publicado

2021-09-24

Como Citar

Kronbauer, A., & Araujo, D. (2021). Uma ferramenta para ajudar na gestão universitária. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(1), 176-197. https://doi.org/10.36524/profept.v5i1.746